Funenseg

Funenseg

..

Funenseg – a Escola de Seguros do Brasil

Ensinar e formar profissionais de seguros. Este é o objetivo da Funenseg, que também tem a função de divulgar a Instituição do Seguro. Quer realizando cursos, promovendo eventos, firmando convênios, editando livros ou capacitando profissionais de alto nível, a Funenseg vem ajudando a escrever o futuro do seguro no país

..

A Funenseg – Escola Nacional de Seguros – é uma entidade voltada para o ensino e a divulgação institucional do seguro no Brasil. A Funenseg é, também, a única escola de habilitação de corretores de seguros e comissário de avarias do país. Com sede no Rio de Janeiro, a instituição conta com outras quatorze unidades regionais.

Em 1984, a Funenseg descentralizou as suas ações, implementando o Ensino a Distância, permitindo que o aluno estude de acordo com as suas possibilidades, sem a necessidade de deslocamento para outra região. O Ensino a Distância é executado com total monitoria da Funenseg e alcança grande número de municípios em todos os Estados. O êxito dessa modalidade de ensino já levou o programa ao exterior: pessoas residentes em Cabo Verde, Angola e Moçambique também têm participado de cursos à distância.

A Funenseg tem intensificado parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, buscando o aprimoramento dos profissionais de seguro, que enfrentam o grande desafio da concorrência internacional, com a entrada de grandes empresas no mercado brasileiro. Dentre essas parceiras, podemos destacar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Centro de Estudos e Pesquisas em Seguros (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto de Administração e Gerência (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), por exemplo, além da parceria com o The College of Insurance, de Nova York, para cursos de resseguro, com a chancela da Funenseg e da instituição norte-americana. A Funenseg promove, também, alguns cursos de pós-graduação em seguros, a partir de convênios com universidades, e a expansão deste programa é uma de suas prioridades.

Para divulgar a cultura do seguro nas escolas de 1º e 2º Graus, em outubro de 1994 a Funenseg lançou o programa “Seguro: Um Projeto de Vida”. Pioneiro no Brasil, o programa contava com a participação de cerca de seis mil crianças e 250 professores, de 15 escolas. O projeto utilizava uma revista em quadrinhos colorida, na qual o personagem “Prevenildo” contava a história do seguro, desde o seu surgimento há 23 séculos antes de Cristo, na Babilônia.

Atenta a todos os assuntos de interesse de seus diversos públicos, a Funenseg tem realizado uma série de seminários e palestras sobre relevantes temas, como resseguro e ramos de seguros como Saúde, Transportes, Previdência Privada, Marketing e Direito do Seguro. Ao detectar as novas necessidades do mercado, a Funenseg renova e aperfeiçoa suas técnicas de ensino, contribuindo efetivamente para a formação de profissionais mais qualificados. Para estreitar ainda mais a sua aproximação com seus diversos públicos, desde julho de 1995, a Funenseg reativou seus canais de comunicação com a mídia, a partir da implementação de uma área de divulgação.

A Funenseg tem participado ainda de importantes projetos sociais, como de iniciativas do Governo e entidades civis, visando à redução da violência nos grandes centros urbanos, com destaque para a questão dos roubos e furtos de automóveis.

Outro papel de grande importância desempenhado pela Funenseg é o de edição de livros relacionados ao mercado de seguros, um segmento carente de publicações direcionadas. Dentre as obras publicadas, destaca-se a série “Teses”, onde a entidade publica as teses desenvolvidas por alunos dos cursos de pós-graduação mantidos pela Funenseg com diversas universidades do país.

A Funenseg foi idealizada e vem sendo mantida pelas principais entidades representativas do setor de seguro: Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), Federação Nacional dos Corretores de Seguros e de Capitalização (Fenacor) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em 2005, a entidade obteve parecer favorável do Ministério da Educação – MEC para ministrar, no Rio de Janeiro, o Curso Superior de Administração com Ênfase em Seguros e Previdência, o primeiro do País com essas características. Assim, ela confirmou seu comprometimento com a alta qualificação de profissionais para um setor que vem se tornando cada vez mais complexo.

Desde 30 de junho de 1971, quando foi criada, a Funenseg já formou mais de 60 mil profissionais de seguros, fazendo jus ao título de a “Escola de Seguros do Brasil”.

..

Veja mais – Núcleo Paraná – Formando os profissionais de Seguros do Paraná

..

Saiba mais sobre a Funenseg diretamente no site www.funenseg.org.br.