Sindicato dos Securitários do Paraná

Sindicato dos Securitários do Paraná

..

Securitários – Mais que um Sindicato: um Clube

O Sindicato dos Securitários do Paraná atua em três frentes: a parte da defesa política e jurídica da categoria; a parte de eventos, congregando a classe; e a parte esportiva e social, disponibilizando um verdadeiro clube para os seus associados

..

No dia 15 de março de 1943, por iniciativa de Milton Vianna, juntamente com Sebastião Penteado Darcanchy, Arnaldo L. Siqueira e, como secretário, Murilo Roncaglio, realizava-se a primeira reunião visando a fundação da Associação Profissional dos Securitários do Paraná que, de acordo com as leis vigentes na época, era o primeiro passo para a fundação do Sindicato da categoria. Nesta reunião, Sebastião Darcanchy expôs a importância e as vantagens para a categoria advindas da criação da Associação.

A proposta foi aprovada por unanimidade, sendo fundada a Associação Profissional dos Empregados de Empresas de Seguros e Capitalização. A Associação foi reconhecida como Sindicato pelo Ministério do Trabalho e Indústria e Comércio dois anos mais tarde, em 13 de novembro de 1945. Na mesma reunião, foram discutidos e votados os artigos do anteprojeto dos estatutos da entidade.

A primeira Diretoria Executiva do Sindicato dos Securitários foi constituída por Sebastião Penteado Darcanchy (Presidente), Arnaldo L. Siqueira (Secretário) e Altamirano Pereira (Tesoureiro). O Conselho Fiscal tinha como membros Amadeu de Almeida, Prudente S. Coneico e Murillo Roncaglio.

Os demais Presidentes do Sindicato dos Securitários foram: Orestes Baggio (1945/58); José Maciel de Miranda (1958/62); Jobar Cassou (1962/64); Mauro Antônio Pinheiro (1964/66); Jobar Cassou (1966/68); Arnaldo Busnardo Silka (1968/70); Ivo Beira de Castro (1970/71); Ary Nicola (1971/78); Adyr João Sabag (1978/81); Luiz Waldemar Portela (1981/87) e Alceu Stival, que assumiu a Presidência do Sindicato dos Securitários em 1987, e permanece no cargo até hoje.

O Sindicato dos Securitários do Paraná se destaca devido, principalmente, à política administrativa totalmente voltada para o atendimento, não só aos associados, como à classe como um todo. Devido a essa atuação, a categoria se fortaleceu, obtendo várias vitórias no que tange a melhores condições de trabalho.

Social e Esportivo

Uma das principais preocupações do Sindicato dos Securitários está na prestação de serviços.

O Ginásio de Esportes, inaugurado em 16/05/85, passou por reformas e hoje é solicitado para a realização de eventos esportivos de nível nacional, e já foi palco de competições importantes, como os Jogos da Juventude do Brasil e os Jogos Intercolegiais de Curitiba de 1996, além de campeonatos da Federação Paranaense de Futsal.

O processo de restruturação da sede esportiva e social do Sindicato dos Securitários iniciou-se em março de 1996, quando se iniciaram as obras, que resultaram em melhorias significativas no complexo.

Hoje o complexo esportivo dos securitários conta com quadra poliesportiva – considerada uma das três melhores da capital paranaense -, salão de jogos, área reservada com toda a infra-estrutura para a realização de festas (casamentos, aniversários, confraternizações, etc.), área de eventos – apelidada de “boatinha” -, além de áreas de lazer com mesas e churrasqueiras individuais, onde o associado pode desfrutar de horas agradáveis ao lado da família e dos amigos.

O complexo conta, ainda, com uma área de estacionamento de 1.680 m², totalmente murada, com guarita e vigilância para uma maior proteção e comodidade aos associados, além de duas piscinas – uma semi-olímpica e uma infantil para os associados.

Eventos como as comemorações do Dia do Securitário – comemorada na 3ª segunda-feira de outubro) e a Festa de Natal dos Securitários, são extremamente concorridos e há muito tempo já entraram para o calendário oficial do mercado. Outros eventos também seguem por esse caminho, como o Baile do Chopp dos Securitários e a tradicional Festa Junina.

“Estamos trabalhando para oferecer o melhor aos nossos associados”, destaca Alceu Stival, lembrando que toda a estrutura está a disposição para uma efetiva participação dos securitários, aproveitando a estrutura esportiva e social oferecida.

..

Saiba mais sobre o Sindicato dos Securitários do Paraná diretamente no site www.securitariosdoparana.org.br.