A França por todo o Brasil

A França por todo o Brasil

0 372

Trazer a França ao Brasil. A proposta não seria completa se não abrangesse a multiplicidade cultural francesa, seus aspectos contemporâneos e seu gosto tradicional. Mas isso não é o suficiente. As ações devem chegar a todas as regiões do país, para permitir que o maior número possível de brasileiros possa ter acesso aos eventos e manifestações culturais. Este é o grande desafio do Ano da França no Brasil.

“O objetivo do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil foi de evitar uma concentração grande no Sudeste. Para isso, tentamos privilegiar propostas de eventos em outras regiões do País”, explicou o gerente de Intercâmbio e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Rodrigo Galletti.

O esforço tem dado resultados. Ao olhar para a programação do Ano da França no Brasil, o número de eventos que foram ou serão realizados fora do chamado eixo Rio – São Paulo salta aos olhos. Os exemplos são infindáveis: a exposição “Middle of Nowhere” em Mazagão Velho, o Festival Amazonas de Ópera em Manaus, o Festival Internacional de Música do Pará em Belém, a exposição “100 X France” em Fortaleza, o espetáculo Boyakodah da Companhia de Dança Georges Momboye em Salvador, além de espetáculos do projeto “Eu Faço Cultura” em Aracaju, Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Porto Velho, Rio Branco…

..

Confira destaques da programação de agosto

Em agosto, a programação oficial do Ano da França no Brasil tem grandes destaques fora do Rio e de São Paulo. Entre eles, o Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia em Belém, a mostra “Experimentar a Matemática” em Palmas e a Escola Temporária de Artes França-Brasil, emPorto Alegre e São Leopoldo. Vale destacar ainda as exposições “O Mundo Mágico de Marc Chagall – o sonho e a vida” e “Rodin, do Ateliê ao Museu” em Belo Horizonte.

É o caso do Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia, que será realizado em agosto no Museu Goeldi. O evento tem como objetivo difundir os resultados dos principais projetos realizados no âmbito da cooperação franco-brasileira na Amazônia nos últimos cinco anos. Para tanto, estarão presentes pesquisadores brasileiros e franceses para discutir os ganhos obtidos e lições aprendidas.

No sul do País, professores universitários franceses e especialistas brasileiros irão a Porto Alegre e São Leopoldo também em agosto para participar da Escola Temporária de Artes França-Brasil e debater o tema La Machinerie de l’Art (A Maquinaria da Arte). Já Palmas, capital do Tocantins, está na rota da mostra “Experimentar a Matemática”, que já passou por países da África, América do Norte e América do Sul. A mostra, que abre no fim do mês, vai mostrar como a matemática interage no cotidiano das pessoas, fazendo parte de seu dia-a-dia.

Apenas desta maneira é possível fazer um Ano da França no Brasil ao pé da letra. A França traz ao Brasil um país moderno que atua em todas as áreas da criação humana, um país diverso e aberto. O Brasil, por sua vez, recebe e estende essa ação a todas as regiões do país, promovendo a política de territorialidade do Governo Federal.

..

Data Realização

Evento

Cidade

3/8/2009

O Mundo Mágico de Marc Chagall – o sonho e a vida

Belo Horizonte

4/8/2009

Mostra de Cinema Diversidade cultural e escola: desafios na França e no Brasil

Belo Horizonte

4/8/2009

Bienal Latino-Americana de Artes Visuais (5ª) – VentoSul – Ano da França no Brasil

Curitiba

5/8/2009

Mostra cinema Jean Rouch

Brasília

10/8/2009

Escola de Arte Efêmera

Porto Alegre

12/8/2009

Programa Bernard Marie Koltès

Salvador

13/8/2009

Rodin, do Ateliê ao Museu

Belo Horizonte

13/8/2009

Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia

Belém

20/8/2009

Literaturas e Escritos do Jornal França Brasil 1800-1930

São José Rio Preto

23/8/2009

Exposição Christian Lacroix Costumier

São Paulo

25/8/2009

Experimentar a Matemática !

Palmas

27/8/2009

França convidada especial no II Congresso de Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI)

Brasília

30/8/2009

Evento binacional de wakeboard em Brasília

Brasília

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta