ANS: 10 anos buscando o equilíbrio do mercado

ANS: 10 anos buscando o equilíbrio do mercado

0 182

Criada em 2000 pela Lei nº 9.961, a Agência Nacional de Saúde Suplementar enfrentou o desafio de regular um setor que se desenvolveu por mais de 40 anos sem qualquer tipo de interferência do Estado.

Em uma década, muita coisa mudou: o mercado de planos de saúde passou a ter regras específicas e os beneficiários, mais direitos e segurança. Além da normatização, a ANS também vem induzindo a adoção de boas práticas por parte das operadoras, tanto para a melhoria da qualidade da assistência prestada, quanto para a mudança de comportamento do setor, tirando o foco da doença para centrá-lo na saúde do cidadão.

A Qualificação da Saúde Suplementar, a portabilidade de carências, o incentivo à redução de cesáreas desnecessárias e a campanha em prol do parto normal, a padronização da Troca de Informação em Saúde Suplementar e o incentivo ao desenvolvimento de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças foram algumas das principais ações da ANS nesses 10 anos.

Internamente, também foram grandes as conquistas: houve dois concursos públicos e a Agência tem investido na formação e na qualificação dos servidores que compõem seu quadro permantente.

Hoje, com um setor que engloba mais de 54 milhões de beneficiários e cerca de 1.500 operadoras, a ANS entra no período de maturação, com a certeza de que ainda há muito para ser feito na busca de um setor que equilibre, cada vez mais, os interesses de todos os seus atores: beneficiários, operadoras, prestadores de serviços de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde.

Acesse a página da ANS na Internet (www.ans.gov.br/) e veja os principais fatos da história da Agência.

..

Como entrar em contato com a ANS:

 ..

Disque-ANS: 0800 701 9656
Ligação gratuita de qualquer cidade do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília).
Núcleos Regionais de Atendimento e Fiscalização (Nuraf)

São 12 núcleos para atendimento pessoal em todo o Brasil. Para saber os endereços, veja a relação em http://www.ans.gov.br/, em A ANS.

 ..
Ouvidoria

O contato pode ser feito pelo endereço eletrônico ouvidoria@ans.gov.br ou por cartas para Agência Nacional de Saúde Suplementar/Ouvidoria – Av. Augusto Severo, 84, Glória, CEP: 20021-040.

  ..

Fale conosco

Disponível na página http://www.ans.gov.br/, o canal possibilita o envio de dúvidas, sugestões ou reclamações via e-mail.

Comentários

comentários

Fonte: Assessoria de imprensa da ANS

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta