Apaixonados por tecnologia (SegFoco 130)

Apaixonados por tecnologia (SegFoco 130)

0 579
Lojacorr SA - Sandro e André
Sandro dos Santos e André Duarte: apaixonados por tecnologia, como todos na Lojacorr

Uma das maiores dificuldades dos profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI) é convencer seus superiores da importância de investimento nessa área.

Pois essa é uma dificuldade que não acontece na Lojacorr S.A Rede de Corretores. Muito pelo contrário. A empresa vem se destacando no mercado como uma das mais criativas e que mais investem em TI, buscando soluções práticas que auxiliem e agilizem as tarefas do dia a dia dos seus corretores acionistas. “Aqui na Lojacorr todos nós somos apaixonados por tecnologia”, explica André Duarte, sócio da Lojacorr.

O nível de detalhe e preocupação com tecnologia é tanto que seus sócios criaram uma nova empresa, a TeraPort Tecnologia Empresarial, juntamente com Sandro Ribeiro dos Santos, que tem como objetivo principal prover soluções em tecnologia para a Lojacorr.

A relação de Sandro com a Lojacorr começou há cerca de seis anos, quando ele foi contratado para realizar a gravação dos CD’s com os programas das seguradoras parceiras para distribuição junto aos corretores da Lojacorr e, posteriormente, atuar na manutenção dos equipamentos de informática da empresa.

Com o tempo, Sandro passou, também, a desenvolver sistemas, principalmente para o Portal da Lojacorr. Mas o trabalho era feito à distância. Conforme surgia a necessidade, sistemas eram desenvolvidos. O sistema funcionou bem por um tempo, mas a demanda crescente da empresa na busca de soluções logo mostrou que era preciso criar uma forma que tornasse o processo todo mais ágil.

“Como responsável pela área de tecnologia da Lojacorr, eu era os olhos do Sandro, informando as necessidades para que ele desenvolvesse as soluções na área de TI”, lembra André. Foi quando nasceu, há cerca de dois anos, a TeraPort. Com a nova empresa, Sandro passou a atuar dentro da Lojacorr, vendo in loco o que acontecia, conversando com os corretores e funcionários, vivenciando o dia a dia da empresa. Foi a partir de então que a Lojacorr caminhou a passos largos no que se refere à tecnologia.

O simples fato de ter alguém de TI dentro da empresa permitiu à Lojacorr mudar totalmente a relação que tinha com a tecnologia. Antes, os problemas e “gargalos” dos processos eram resolvidos conforme surgiam. Hoje a gestão de TI atua no sentido de ampliar a eficiência, evitando “gargalos” e agilizando os processos, graças a uma atuação eficiente e próxima, antecipando-se aos problemas.

E com a casa arrumada, a gestão de TI da Lojacorr pôde voltar os olhos para o futuro. E essa forma de atuação vem fazendo a Lojacorr ser reconhecida pelo mercado como uma empresa que se reinventa a cada dia. E é fato. “Antes apagávamos incêndios. Hoje olhamos o futuro”, resume Sandro. Segundo ele, o fato de não estar sempre correndo atrás de soluções para problemas, permite que a Lojacorr atue no sentido de melhorar e aperfeiçoar os processos, criando ferramentas que facilitem o dia a dia dos corretores acionistas, funcionários e parceiros.

Uma rápida olhada no Portal do Corretor Lojacorr mostra bem isso. Criado para ser uma ferramenta de comunicação efetiva entre a Lojacorr e os corretores acionistas, o Portal ultrapassou seu objetivo inicial, se tornando uma poderosa ferramenta no gerenciamento dos negócios dos corretores. Lá estão disponíveis ferramentas como o “Protocolo Online” (este merece uma matéria à parte) e a área de “Serviços Lojacorr”, onde o Corretor tem acesso a toda sua produção em arquivo digital, não precisando manter cópias impressas que ocupam espaço físico e geram custos de impressão.

Via Portal, é possível ao corretor consultar os seguros vigentes e todos os dados dos seus segurados, além de poder visualizar um mapa de renovação e obter toda a informação que desejar das companhias-foco (endereços, oficinas credenciadas, e-mails, 0800, detalhes dos produtos), inclusive com um campo de downloads que inclui as atualizações dos sistemas das seguradoras. Também pode utilizar, se desejar, uma ferramenta de gerenciamento de sinistros.

O corretor conta, ainda, com acesso ao seu Informe de rendimento; informações cadastrais da Lojacorr (inclusive às certidões negativas da empresa, utilizadas para participação em concorrências); relatório de produção, pelo período que o corretor desejar, por companhia ou por ramo; cadastro de funcionário da corretora para utilização do Portal, com acesso restrito – o funcionário não acessa informações financeiras -, evitando que o corretor disponibilize sua senha para o funcionário; acompanhamento do mix de carteira; e-mail marketing, newsletter (informativo) interno e sistema de e-mail (todo corretor acionista tem seu e-mail @lojacorr.com.br), além de uma série de outros serviços que estão sendo implantados.

A maioria dessas ferramentas surgiram da necessidade ou por sugestão de um corretor acionista que acabou sendo desenvolvida e disponibilizada para os demais corretores da Rede.

“O Portal ainda não está do jeito que nós queremos. Ele tem muito a evoluir ainda. Costumamos dizer aqui na Lojacorr que Portal do Corretor não ficará pronto nunca”, brinca André, explicando que a idéia é estar sempre buscando novas soluções e desenvolvendo novas ferramentas para facilitar o trabalho dos corretores acionistas e seguradoras. “Assim como a Lojacorr como um todo, o Portal é dinâmico por conceito. E não vemos um ponto em que poderemos falar: está pronto”, resume André.

..

Comentários

comentários

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta