Artigo – Dia Continental do Seguro – Sindseg PR/MS

Artigo – Dia Continental do Seguro – Sindseg PR/MS

Há 62 anos comemora-se o Dia Continental do Seguro, que é festejado em 14 de maio.

Pela sua importância e significado, deveria ser divulgado com maior amplitude pela imprensa, eis que, pelo seu caráter, tem funda repercussão no seio da sociedade, levando-se em conta o papel que representa como instrumento insubstituível de proteção à vida, ao patrimônio e às rendas, tendo-se presente a imprevisibilidade do risco e do infortúnio. Alem disso, considere-se ainda que o seguro é uma das alternativas indicadas para o enfrentamento dos problemas sociais e econômicos da vida moderna, a começar pelos altos índices da criminalidade nos aglomerados urbanos. Ressalte-se também o trabalho humanitário das empresas de seguro, cuja atuação se fundamenta no procedimento ético de suas atividades, haja vista a obrigação das empresas de se manterem atentas no que tange á proteção dos direitos dos consumidores, através de medidas acauteladoras de prevenção contra fraudes.

A data de 14 de maio tem uma amplitude considerável, pois não está restrita aos países da America, ela se projeta aos demais continentes num amplexo de aproximação, de união entre todos os profissionais de seguros.

Precisamos ter presente que o mundo vive momentos difíceis, não apenas no que se refere ás mudanças climáticas no planeta, provocando grandes tempestades, furacões, tornados, ciclones, terremotos, etc., mas também a questão relacionada ao aumento da criminalidade e, consequentemente, o agravamento dos riscos.

A situação no Brasil é seríssima. E estamos ingressando numa fase de desordem pública, pois a própria policia não dispõe de instrumentos repressores adequados para impor respeito aos valores humanos. Há ainda a considerar o aumento da população, principalmente na faixa dos idosos, fato este que nos obriga a pensar na demanda de produtos adequados a essa faixa etária.

Alem disso, nos chama a atenção o importante segmento do microsseguro, cuja modalidade está voltada para a população de baixa renda. É um assunto que exige a nossa capacidade de torná-lo realidade, contribuindo para suavizar os efeitos da pobreza de uma camada social que vive às margens do beneficio do seguro.

São muitos os assuntos a abordar, propiciados pela data de 14 de maio. Salienta-se, entre tantos, a necessidade cada vez maior da formação dos quadros profissionais, considerando-se o grau de importância do setor de seguros, principalmente para aqueles que se mantém responsáveis pela aplicação de estratégias que deem impulso à comercialização dos seguros. E só isso não basta, é necessário ainda ao bom profissional a argúcia de detectar as preferências do consumidor, a fim de que a comercialização tenha o sucesso desejado.

Vamos, pois aproveitando esta data, nos congraçar para a permuta de ideias que tragam uma contribuição sadia para o desenvolvimento do mercado de seguros, traduzindo com isso a nossa dedicação e competência, de modo a fortalecer a atividade em favor de um mercado promissor para o Brasil.


Mensagem do Sindseg PR/MS relativa à comemoração do Dia Continental de Seguro

..

Comentários

comentários

Fonte: Sindseg PR/MS

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta