Brasilprev comemora 2 anos de sucesso dos fundos Ciclo de Vida

Brasilprev comemora 2 anos de sucesso dos fundos Ciclo de Vida

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A Brasilprev Seguros e Previdência, uma das maiores empresas de previdência privada do país e que se diferencia no mercado pelo perfil inovador, divulga os resultados consolidados dos fundos Ciclo de Vida. Sucesso nos Estados Unidos, o produto foi lançado pioneiramente pela empresa no mercado brasileiro em 2007 e teve ótima receptividade por parte dos clientes. Prova disso é a arrecadação desses fundos, que teve um crescimento de 112% quando se compara o primeiro semestre de 2008 com o mesmo período de 2009, totalizando atualmente mais de R$ 700 milhões em reservas.

“Atualmente, os fundos Ciclo de Vida representam 4% do patrimônio líquido da Brasilprev e há muito espaço para crescimento, sobretudo num cenário de redução nos juros básicos da economia brasileira”, diz o diretor de Produtos e Marketing da Brasilprev, José Eduardo Vaz Guimarães. Os fundos Ciclo de Vida ajustam automaticamente os investimentos entre renda fixa e renda variável de acordo com o tempo, sendo mais agressivos no começo (com alocação limitada a 49% em ações) e reduzindo a exposição em renda variável à medida que se aproximam da data alvo. “O objetivo é administrar os investimentos do cliente de acordo com a data de utilização dos recursos, proporcionando uma maior rentabilidade”, afirma o executivo.

No acumulado dos seis primeiros meses de 2009, por exemplo, um fundo Ciclo de Vida 2040 apresentou rentabilidade líquida de 24,64%. Vaz Guimarães ainda lembra que os fundos de investimento em geral, sobretudo os com renda variável, sofreram perda de captação durante o terceiro trimestre do ano passado, ao passo que a indústria de previdência privada manteve captação líquida positiva em todos os meses. Neste período, notou-se a preferência por alocação de recursos em fundos de renda fixa nas vendas novas de planos de previdência privada. “O Ciclo de Vida, entretanto, cresceu, aumentando sua representatividade no conjunto dos fundos compostos da Brasilprev. No primeiro semestre de 2009, eles representaram 62% das vendas novas em fundos compostos da companhia e há variações nesse valor se observarmos cada segmento separadamente: no varejo, por exemplo, este valor foi de 78% no mesmo período”.

Lançados a princípio para o segmento Alta Renda, em 2007, os fundos Ciclo de Vida passaram a ser disponibilizados também para planos empresariais e clientes Varejo no início de 2008. Hoje são comercializados três fundos com esse conceito: Ciclo de Vida 2020, destinado para quem tem data-alvo de recebimento do benefício entre 2015 e 2025; Ciclo de Vida 2030, voltado para quem pretende resgatar os recursos entre 2026 e 2035; e o Ciclo de Vida 2040, para quem tem data-alvo a partir de 2036.

Jovens são maioria – 68% dos clientes pessoa física desses fundos possuem até 40 anos de idade e, nos planos voltados para menores de 21 anos, eles já representam 50% do total de planos vendidos após o lançamento do produto. O estudo demonstrou também que, quanto mais longe da data-alvo estão os clientes, mais eles optam pela tabela regressiva – atualmente, mais de 60% dos investidores destes planos optaram por essa forma de tributação, comprovando a consciência da visão de longo prazo. No fundo Ciclo de Vida 2040, este número chega a 70%.

“As pessoas estão percebendo, cada vez mais, os benefícios de investir no longo prazo, pois, além de propiciar maior expectativa de rendimentos, pode amenizar o risco da volatilidade dos preços das ações. Soma-se a isso outro diferencial do produto: sua versatilidade. Acessível a todos os tipos de clientes, com apenas R$ 25 é possível uma pessoa contratar um plano da empresa e com opção ao mercado de ações por meio dos fundos Ciclo de Vida. Não há nada parecido no mercado”, diz Vaz Guimarães. “Nós já tínhamos percebido o impacto positivo que o produto teria: apenas cinco meses após o lançamento, as vendas haviam superado em cinco vezes as nossas expectativas”, finaliza.

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