Brasilprev lança na internet seu Portal de Governança Corporativa

Brasilprev lança na internet seu Portal de Governança Corporativa

0 254

Há cerca de um mês, a Brasilprev, uma das líderes do setor de previdência privada, cujo patrimônio ultrapassa a marca de R$ 27 bilhões de ativos e detém mais de 1,18 milhão de clientes em carteira, lançou o seu novo portal na Internet – por si só, inovador, dada a simplicidade e interatividade que proporciona. E, nele, há outro serviço igualmente diferenciado e revolucionário. Trata-se do Portal de Governança Corporativa, que além de tornar ainda mais transparente e dinâmica as melhores práticas de gestão adotadas para a Brasilprev, proporciona diversas possibilidades e serviços para os acionistas e para o público interessado, algo cada vez mais necessário na “era da informação” em que vivemos. Justifica-se, ainda, a implantação de tal serviço pelo fato de os administradores, membros do Conselho de Administração da Brasilprev, estarem baseados em localidades tão diferentes e distantes entre si, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e até em outros países, como Chile e Estados Unidos.

Portal Brasilprev

Entre os serviços que o portal oferece destacam-se uma área na qual tais membros, mediante uso de login e senha, podem acessar todas as Atas e Pautas, registrar seus comentários e consultar o material das reuniões remotamente, algo útil para uma empresa cuja soma anual das reuniões da Assembleia Geral, dos Conselhos Fiscal e de Administração e Diretoria, além dos Comitês, aproxima-se a 200. Além de o uso de tal recurso possibilitar o acesso às informações a partir de qualquer local do planeta, bastando para tanto acessar a Internet, a busca e o arquivo dos documentos tornam-se mais ágeis e, também, ecologicamente corretos, já que pode-se eliminar a impressão em papel de tais documentos – que podem ser arquivados magneticamente e estarão disponíveis a qualquer tempo.

O coordenador de Governança Corporativa, Rodrigo Pecchiae, que elaborou e gerencia todo o Portal desde meados de 2007, quando foi idealizado, até a implantação, ressalta o apoio da alta administração da Brasilprev que sempre incentivou a adoção de instrumentos e práticas inovadoras, além do envolvimento da área, que foram fundamentais para a concretização do Portal.

Os usuários – leia-se, administradores – poderão fazer anotações nas Atas e Pautas nele registradas, consultar o material e o calendário de reuniões do ano remotamente, podendo o administrador indicar pontos a serem definidos ou em definição, além de, no futuro, proporcionar economia com traslados com a realização de videoconferências, chats e até blogs, utilizando-se o ambiente do portal, sempre proporcionando comunicação rápida, transparente e segura com acionistas e o mercado.

De acordo com Rodrigo, há atualmente em todo o Brasil mais de 400 empresas de capital aberto, e nem todas oferecem um portal de Governança Corporativa na Internet tão interativo – algo preconizado e fomentado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa e no próprio Guia de Orientação para implementação de Portal de Governança. Entre as companhias de capital fechado, então, a incidência é ainda menor, o que reforça ainda mais o perfil inovador da Brasilprev. “O investimento para adoção das práticas adequadas de Governança Corporativa é um seguro para a empresa e a área não é focada só em documentos, mas, sim, nas informações e decisões neles contidas fazendo com que as mesmas adquiram vida e percorram as instâncias devidas, sendo burocrática sem ser”, finaliza.

O Portal de Governança Corporativa da Brasilprev pode ser acessado pelo site da empresa, que é www.brasilprev.com.br/.

Comentários

comentários

Fonte: G&A - Gaspar e Associados Comunicação Empresarial

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta