Eduardo Yasuda esclarece dúvidas sobre o Programa Minha Biblioteca

Eduardo Yasuda esclarece dúvidas sobre o Programa Minha Biblioteca

0 819

Implantado inicialmente no Município de São Paulo, o Programa, que agora se estende para mais cinco cidades brasileiras, consiste na distribuição de livros para os alunos da rede pública de ensino. Seu objetivo é garantir que as crianças, ao término do ciclo fundamental, tenham uma pequena biblioteca particular em suas casas.

1. Qual é a importância do Programa Minha Biblioteca para o setor do livro?

EY: O Programa Minha Biblioteca é uma ação de incentivo ao hábito da leitura, que tem por objetivo inserir crianças em idade escolar no universo do livro, ampliando o seu aproveitamento escolar e contribuindo para o aumento da base de leitores na sociedade brasileira.  No programa, cada aluno recebe uma maleta com dois livros  de literatura para levar para casa, de modo que possa ler e compartilhar com a sua família e amigos. A cada ano, o aluno receberá  mais dois livros, completando  o ciclo   do ensino fundamental com uma biblioteca particular, adequado a sua faixa etária.

2. Qual tem sido a contribuição da CBL para que o Programa dê certo?

EY: A parceria da Câmara Brasileira do Livro com a Secretaria de Educação é feita por meio de Convênio, no qual a CBL se responsabiliza operacionalmente pela logística para a preparação das maletas, mixagem dos livros e pela distribuição dos livros aos alunos participantes do Programa, em cada uma das escolas. Ao receber a sua maleta, o aluno e o seu professor conhecerão o que é o Programa, com o apoio de um monitor treinado para este trabalho.

3. Uma vez que os empresários têm de conceder descontos às Prefeituras, realmente compensa participar do Programa?

EY: A política de descontos para o Programa deve ser avaliada  como uma ação das empresas do livro, apoiada pela CBL, como uma ação de formação de leitores. Pelas adesões que o Programa tem recebido das empresas, temos motivos para acreditar que o setor entende o quanto é compensador investir na formação de novos leitores.

4. Parece que o Programa tem sido um grande sucesso. Quais são os municípios que estão aderindo?

EY: Os municípios que demonstraram  interesse no Programa Minha Biblioteca são Sorocaba, Caraguatuba, Mogi das Cruzes, Curitiba e Ribeirão Preto.

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta