Governo estuda privatização do IRB

Governo estuda privatização do IRB

0 255

Reportagem publicada na edição de hoje do jornal O Globo dá conta de que o Governo Federal decidiu privatizar o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB Brasil-RE). O projeto, idealizado pelo Ministério da Fazenda, deverá ser executado em três fases: privatização, alienação de ações da União ao Banco do Brasil, e, na sequência, abertura do capital da resseguradora.

O governo, contudo, manterá poder na companhia mista, via golden share ( trata-se de uma participação acionária detida pelo Estado, que, apesar de ser minoritária, confere poderes especiais) para impedir a mudança de controle.

A transformação do IRB em empresa privada deve ocorrer, ainda segundo a reportagem, por meio de uma “chamada de aumento de capital, com renúncia ou cessão, total ou parcial, de direito de subscrição”. Na prática, os demais sócios (são seguradoras que controlam 41% do capital social) fariam aportes, menos a União, diluindo a participação do governo no IRB, tornando-se uma empresa privada.

O plano oficial prevê que o Banco do Brasil torne-se o maior acionista individual do IRB, mas caberia à instituição financeira articular com os principais sócios privados (Bradesco e Itaú Unibanco) um plano de gestão compartilhada da empresa.

Comentários

comentários

Fonte: O Globo

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta