João Elisio é homenageado pelo mercado de seguros

João Elisio é homenageado pelo mercado de seguros

0 1129
Homenagem João Elisio Ferraz de Campos
João Elisio permaneceu 18 anos à frente da Fenaseg

Um evento como há muito não se via no Paraná.

A homenagem, organizada pela Fenacor para homenagear João Elisio Ferraz de Campos, que em breve deixará a presidência da CNSeg, reuniu ontem (06/04), no Graciosa Country Clube, em Curitiba, mais de 240 pessoas, entre presidentes de sindicatos das seguradoras, presidentes de seguradoras, corretores de seguros, seguradores, jornalistas, políticos, além de representantes de 20 dos 26 sindicatos de corretores do país.

Mário Petrelli, um das grandes personalidades do mercado de seguros do Paraná e do país, abriu a homenagem, destacando a carreira bem sucedida de João Elisio. “João Elisio tem uma carreira excepcional, quer na atividade seguradora, quer na atividade empresarial. Na atividade política, ele foi, sem dúvida alguma, uma demonstração de eficiência e eficácia no sistema nacional de seguro”, destacou.

Petrelli afirmou que, a partir de agora, o Paraná tem uma responsabilidade para com João Elisio. “O João deixa o mercado provisoriamente, mas caminha a passos largos para representar o mercado, representar a eficiência e a capacidade do empresário paranaense em uma das vagas do Senado da República. E é para lá que nós temos certeza que você haverá de caminhar, e que nós teremos a representação paranaense mais eficiente e mais eficaz com a sua presença no Senado Federal”, analisou Mário Petrelli.

João Gilberto Possiede, presidente do Sindseg PR/MS e amigo de longa data de João Elisio, fez um discurso marcado pela emoção. Possiede lembrou de quando conheceu João Elisio, em 1962, e das diversas etapas profissionais que passaram juntos, em especial quando Possiede assumiu a presidência da Paraná Cia. de Seguros. Lembrou, também, a parte política e a convivência na Fenaseg. “Dizer coisas da vida do João Elisio, fatos vividos, inclusive em conjunto, dificuldades, prazeres, seria interminável. Mas eu vou resumir essas tantas palavras que necessárias seriam para dizer algo do João Elisio e de tudo que ele fez”, disse Possiede que, visivelmente emocionado, completou: “Quero lhe dizer, João, especialmente, duas palavras. Apenas duas palavras. João Elisio, muito obrigado”.

Homenagem João Elisio Ferraz de Campos
João Elisio com Robert Bittar, presidente da Fenacor e anfitrião do evento

O ex-superintendente da Susep, Armando Vergílio dos Santos Junior, destacou a iniciativa da Fenacor. “Gostaria de cumprimentar o Robert Bittar e toda a sua diretoria pela feliz e brilhante idéia de inaugurarmos – nós, corretores de seguros – esta fase de homenagens ao João Elisio que se inicia e que exigirá dele e de sua família bastante equilíbrio e força no coração”, avisou Armando Vergílio.

Ele ressaltou que João Elisio foi uma das pessoas que, nos últimos 18 anos, elevaram o setor de seguros a outro patamar. “João Elisio, pela sua capacidade, pela sua competência, pelo seu espírito empreendedor e conciliador, conseguiu fazer com que o mercado de seguros, previdência e capitalização do país fosse incluído nas discussões do cenário econômico brasileiro. E isso não tem preço. Injustiça seria se nós não tivéssemos aqui hoje rendendo as nossas homenagens ao Dr. João Elisio”, completou. Armando Vergílio finalizou com uma das afirmações mais marcantes da homenagem a João Elisio. “O João Elisio é um milionário. Porque o maior patrimônio de um homem é a amizade. E você, João, em termos de amizade, é um dos homens mais ricos, pela expressão dos que estão aqui lhe homenageando”.

Homenagem João Elisio Ferraz de Campos
Cerca de 240 pessoas do mercado de seguros, de todo o país, participaram da homenagem

O sucessor de Armando Vergílio na Susep, Paulo dos Santos, apesar de toda a dificuldade de chegar a Curitiba para participar do evento, devido ao verdadeiro dilúvio que assolou o Rio de Janeiro na madrugada do dia 06/04, fez questão de participar da homenagem. “Eu não poderia deixar de estar aqui hoje. Primeiramente porque esta é o primeiro evento que tenho de estar reunido com vocês como superintendente da Susep. E espero que este seja o começo de um muito bom relacionamento que teremos. Mas, principalmente, porque o nosso homenageado merece que todos estejam aqui. João Elisio construiu, nestes 18 anos, uma história à frente da Fenaseg. E a Susep conseguiu estabelecer um processo de parceria muito bom, muito graças à posição de João Elisio”, afirmou Paulo dos Santos. “Você, João, vai fazer falta neste processo, mas temos certeza de que continuará nosso parceiro lá em Brasília. Obrigado por tudo o que você fez por nós e pelo mercado. A Susep só irá se fortalecer à medida que tenhamos um mercado forte, e você é uma figura essencial para que tenhamos um mercado forte”.

O presidente da Fenacor, Robert Bittar, anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos no evento, afirmando que aquela era uma homenagem a uma pessoa múltipla. “João Elisio é um amigo, um conselheiro, um líder político e empresarial, enfim, um exemplo a ser seguido por cada um que tem o desejo de construir um mercado de seguros sólido”, destacou Bittar. Segundo ele, as ações de João Elisio sempre foram focadas neste sentido, alinhadas no intuito de fazer o setor de seguros ser visto e reconhecido pela sociedade como um todo, além de ser notado e respeitado pelas autoridades públicas e pelo poder econômico. “E vamos reconhecer: o João conseguiu seu intento”, analisou Robert.

Homenagem João Elisio Ferraz de Campos
Ileana, Mª Carmem, João Elisio, Ana Carolina, Mª Christina e Ricardo Iglesias

Para o presidente da Fenacor, João Elisio foi um verdadeiro ‘arrombador de portas’. Segundo ele, se o mercado de seguros se encontra, hoje, em um outro patamar de relacionamento com o poder público, muito disso se deve a João Elisio. “Conquista da perseverança, da tenacidade, da habilidade e o dom de João Elisio de seguir os caminhos na consciência de que tudo acontece ao seu tempo. Neste sentido, João, o mercado tem com você uma dívida de gratidão”, ressaltou Robert, destacando a personalidade extremamente afável e conciliadora de João Elisio. “Um homem sereno e com uma grande capacidade e habilidade de conduzir processos e diálogos, sempre no sentido do entendimento”, completou.

Robert Bittar fez questão de destacar que o evento era uma homenagem, e não uma despedida. “Nós não admitimos dar a esse evento qualquer conotação de despedida. Este evento é um ato de reconhecimento por tudo o que você fez e por tudo o que você é. Este é o momento de repararmos que devemos continuar trilhando seus caminhos e lhe apoiando nos seus novos projetos”, frisou, reiterando de que “há um absoluto reconhecimento de que tudo que vier a ser o mercado de seguros brasileiro – e vai ser grande, não temos a menor dúvida disso -, será grande porque está na base e nos alicerces que você liderou a construção”.

Bittar também fez alusão aos novos projetos de João Elisio. “O fato de você não estar à frente da CNSeg não significa que se distanciará do mercado. Afinal, você é um homem do mercado, você é um segurador, e continuará entre nós e, se Deus quiser, representando o mercado de seguros no Senado brasileiro e representando o Paraná.E tenho certeza de que todos os que estão aqui hoje, lhe homenageando, estão reafirmando a disposição de caminhar junto com você. Conte sempre conosco. Parabéns por tudo o que você fez e parabéns por tudo o que você é”, finalizou Bittar.

Como não poderia deixar de ser, João Elisio Ferraz de Campos estava emocionado ao agradecer a todos pela homenagem. “Dizer o quê da generosidade das palavras das pessoas que aqui falaram a meu respeito. Simplesmente agradecer”.

Homenagem João Elisio Ferraz de Campos
João Elisio autografa o livro "Seu nome é João" para o amigo João Gilberto Possiede

João Elisio lembrou do início da carreira, em 1962. “Acho que aqui só tem o Possiede que esteja no mercado há mais tempo que eu. O mercado de seguros é uma coisa que pega e não te deixa mais sair”, brincou. “Estou muito feliz de reconhecer aqui muitas pessoas que trabalharam comigo ainda na Comercial de Seguros. Estou realmente sensibilizado com esta homenagem”.

O presidente da CNSeg fez uma análise do atual estágio do mercado de seguros. “O mercado de seguros no Brasil é hoje um mercado respeitado. E o Armando nos ajudou muito nisso. Mas o mercado tem muito a caminhar ainda. A meu ver, o mercado de seguros ainda não está no lugar aonde deveria estar. Mas as coisas já mudaram, e para melhor. E mudaram porque os corretores se profissionalizaram, as seguradoras passaram a ser mais criativas e inovadoras, e o mercado hoje é completamente diferente do mercado de quando comecei, em 1962. E mudou para melhor. Tem coisas para melhorar? Tem. Tem metas para alcançar? Tem. Mas tenho certeza de que, pelo caminho que está trilhando, o mercado de seguros brasileiro tende a ser reconhecido, assim como é no mundo inteiro”, acredita João Elisio.

Quanto à sua permanência no mercado, João Elisio afirma que continuará a trabalhar pelo setor. “Eu irei continuar no mercado. Tive o prazer de receber o convite do meu sucessor para ser Conselheiro Nato da Confederação. Então eu vou continuar no mercado, colocando minhas posições. Lutarei sempre para que o mercado seja livre, competitivo e competente”, enfatizou João Elisio, que concluiu: “Quero agradecer, do fundo do meu coração, por essa homenagem. E podem ter certeza que podem contar comigo em qualquer condição”.

Após o evento, João Elisio autografou o livro “Seu nome é João”, do jornalista Aroldo Murá G. Haygert, que traça o perfil de João Elisio em uma obra biográfica.

Como foi bem lembrado por Armando Vergílio, a homenagem da Fenacor a João Elisio Ferraz de Campos é a primeira de uma série de homenagens que o presidente da CNSeg deve receber nos próximos dias, por todo o país.

No próximo dia 08/04 (quinta-feira), João Elisio Ferraz de Campos, que já ocupou o cargo de Governador do Estado do Paraná  estará recebendo, na Assembléia Legislativa do Paraná, o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A solenidade acontecerá à partir das 18:30 horas.

..

Confira as fotos da homenagem a João Elisio Ferraz de Campos:

Homenagem a João Elisio em Curitiba – Fotos (Parte 01)

Homenagem a João Elisio em Curitiba – Fotos (Parte 02)

Homenagem a João Elisio em Curitiba – Fotos (Parte 03)

..

Leia também:

Memória Seguros em Foco | João Elisio – Fenaseg sob nova regência

(Íntegra da matéria publicada originalmente na Edição nº 13 da Seguros em Foco®, de Junho de 1992)

..

Comentários

comentários

Fonte: Júlio Filho - Revista Seguros em Foco®

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta