Mercado de capitalização cresce 12% e fatura R$ 6,4 bilhões até...

Mercado de capitalização cresce 12% e fatura R$ 6,4 bilhões até agosto de 2009

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O mercado de títulos de capitalização mantém seu ritmo de expansão na economia brasileira. De acordo com a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), o faturamento acumulado do setor chega a R$ 6,4 bilhões até agosto deste ano. Este desempenho é 12% maior em relação ao mesmo período de 2008. A receita do oitavo mês de 2009 alcança R$ 889 milhões e as reservas somam R$ 14,2 bilhões, alta de 11% em relação ao ano passado.

Segundo Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, que reúne as 11 companhias atuantes no setor, o consumidor tem identificado nos títulos de capitalização uma opção segura para guardar dinheiro a médio e longo prazos. “O atual cenário econômico, com a queda da taxa básica de juros, evidenciou ainda mais a capitalização como alternativa para poupar recursos financeiros. Dessa forma, os títulos se consolidam como instrumento importante no planejamento orçamentário das pessoas”, ressalta o executivo.

Na classificação nacional, São Paulo corresponde a 36,6% do setor, com R$ 2,3 bilhões de receita até agosto. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição com a fatia de 10,3% do mercado e R$ 668 milhões faturados, e Minas Gerais detém 8,9% do segmento e totaliza R$ 573 milhões, o que garante a terceira colocação ao estado.

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Sobre a FenaCap

Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativas de poupar dinheiro.  A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) – órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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