Mercado de capitalização fatura R$ 4,6 bilhões e cresce 9% no 1º...

Mercado de capitalização fatura R$ 4,6 bilhões e cresce 9% no 1º semestre de 2009

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O mercado de títulos de capitalização continua em expansão no cenário econômico nacional. A FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) anuncia o faturamento acumulado de R$ 4,6 bilhões até junho. Este desempenho semestral consolida crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2008. Somente no mês de junho, o setor faturou R$ 891,5 milhões, o maior resultado de 2009, e somou R$ 13,9 bilhões em reservas, um acréscimo de 10% em relação ao ano passado.

Para Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, que reúne as 11 companhias atuantes no setor, o resultado evidencia a fidelização e a conquista de novos consumidores. “A capitalização se atualizou nos últimos anos, com produtos mais diferenciados e atrativos. Com isso, o volume de clientes está aumentando consideravelmente e o valor dos recursos financeiros a serem poupados também”, destaca o executivo.

Na classificação nacional, São Paulo corresponde a 37% do setor, com R$ 1,7 bilhão de receita; Rio de Janeiro ficou na segunda posição com a fatia de 10% e R$ 481 milhões faturados; e Minas Gerais com 9%, o que soma R$ 421 milhões e garante a terceira colocação ao estado.

Sobre a FenaCap: Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativa de poupar dinheiro.  A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) – órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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