Mercado de capitalização fatura R$ 5,5 bilhões nos sete primeiros meses de...

Mercado de capitalização fatura R$ 5,5 bilhões nos sete primeiros meses de 2009

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O mercado de títulos de capitalização mantém seu ritmo de expansão na economia brasileira. De acordo com a FENACAP (Federação Nacional de Capitalização), o faturamento acumulado do setor bate os R$ 5,5 bilhões até julho deste ano. Este desempenho é 10% superior em relação ao mesmo período de 2008. A receita apenas do sétimo mês do ano é de R$ 841,1 milhões, já as reservas somaram R$ 14,1 bilhões, ampliação de 10% sobre o ano passado.

Segundo Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, que reúne as 11 companhias atuantes no setor, este cenário reforça a valorização dos consumidores em utilizar a capitalização como alternativa para poupar de maneira segura e programada. “Vivenciamos um momento muito positivo, com uma média de faturamento mensal acima de R$ 800 milhões. Esse resultado indica também que os produtos de capitalização estão, cada vez mais, atendendo as necessidades dos clientes”, destaca o executivo.

Na classificação nacional, São Paulo corresponde a 36% do setor, com R$ 2 bilhões de receita até julho; o Rio de Janeiro ocupa a segunda posição com a fatia de 10% do mercado e R$ 568 milhões faturados; e Minas Gerais detém 9% do segmento e totaliza R$ 496 milhões, o que garante a terceira colocação ao estado.

Sobre a FENACAP:

Impulsionada pelo crescimento do setor, a FENACAP (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativas de poupar dinheiro.  A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) – órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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