Minas e Paraná abrem turmas para vistoriador

Minas e Paraná abrem turmas para vistoriador

0 1600

No processo de regulação e liquidação de sinistros, é o vistoriador quem avalia as condições do risco a ser segurado, com a finalidade de estabelecer o valor do risco. Para qualificar esses profissionais, a Escola Nacional de Seguros ministra, neste mês, o curso Vistoriador de Sinistro de Automóveis, em Minas Gerais e no Paraná.

O professor Jorge Salomão, que lecionará em Belo Horizonte, conta que o curso é dividido em etapas: a primeira consiste no entendimento das condições gerais do seguro de automóveis; a segunda, na identificação visual do número do chassi do veículo; e a terceira na vistoria de sinistro, em que o aluno aprende a elaborar orçamentos para recuperação de veículos sinistrados.

O curso inclui visita a oficina reparadora de automóveis para que cada participante confeccione orçamentos de veículos acidentados. “Nesse momento, eles relacionam todas as peças a serem substituídas e as que aceitam recuperação, calculam o tempo de cada etapa do reparo, o prazo médio de recuperação e ainda avaliam a ressalva mecânica com o veículo montado”, lista.

Oportunidade não falta para esse profissional, que poderá atuar em seguradoras, reguladoras de sinistros, corretoras, concessionárias de veículos, empresas de sindicância, entre outras. Além disso, dados da Susep apontam o número de sinistros com automóveis em Minas Gerais equivalente a 18% da frota segurada, enquanto, em Curitiba, ele chega a 12%.

Salomão, que ministra o curso há 15 anos, lembra ainda que a maioria dos profissionais que se formaram permaneceram atuando firmemente no mercado de seguros e muitos não apenas como vistoriadores, mas como gerentes de seguradoras, analistas e supervisores de sinistros. Informações completas sobre o curso no www.funenseg.org.br.

Comentários

comentários

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta