Moody’s eleva rating de força financeira da Chubb do Brasil globalmente e...

Moody’s eleva rating de força financeira da Chubb do Brasil globalmente e reafirma o triple A em escala nacional

0 188

A agência de classificação de risco Moody’s elevou na última sexta-feira (dia 9) o rating da Chubb Seguros do Brasil de Baa2 para Baa1 na escala global de força financeira de seguradoras, além de afirmar o rating Aaa.br na escala nacional brasileira. A perspectiva para os dois ratings é estável. A agência indicou ainda que o perfil de crédito da Chubb do Brasil também é beneficiado pelo suporte contínuo de seu acionista, The Chubb Corporation.

Segundo Acacio Queiroz, Presidente e CEO da Chubb Seguros, as classificações promovidas pelas agências internacionais são fator definitivo para o desenvolvimento do setor. O executivo acrescenta que os resultados positivos da companhia refletem o crescimento nos prêmios retidos, a intensificação do foco da administração e uma maior eficiência nos processos internos da companhia.

A Moody’s é uma das principais agências de classificação de risco de dívidas públicas e privadas do mundo. Sua atenção está constantemente direcionada para os empréstimos contraídos por empresas de capital aberto para financiar ações de expansão. Segundo a agência, “a Chubb do Brasil vem apresentando um alto e consistente nível de rentabilidade – com retornos sobre patrimônio líquidos mantidos em torno de 15% e resultados operacionais positivos nos últimos anos. A decisão da companhia de descontinuar a venda de certos produtos com baixa performance demonstra a sua estratégia voltada à lucratividade”. A Moody’s destacou ainda a sua expectativa de que o bom nível de capitalização da seguradora será mantido, em meio à expansão de suas operações, sustentado, principalmente, por sua forte capacidade de gerar capital interno.

Para a agência, esses fatores positivos do perfil de crédito da Chubb do Brasil são contrabalançados pela alta concentração de sua carteira de investimentos em títulos do governo brasileiro (elevado recentemente para Baa3, com perspectiva positiva), por sua modesta penetração no mercado de seguros gerais local e pelo fraco ambiente operacional do Brasil, em relação a mercados mais desenvolvidos.

..

A empresa

A Chubb do Brasil é a companhia de seguros mais antiga em operação no país e no continente americano. A empresa é uma subsidiária da americana The Chubb Corporation, fundada em 1882, e que, hoje, está entre as maiores empresas de seguros dos Estados Unidos e do mundo, com operações em 27 países.

No ranking de Seguradoras segundo fonte Susep (não inclui Saúde e Previdência) ocupa a 14ª posição em dezembro de 2008 (15ª posição em dezembro de 2007, 16ª em dezembro de 2006, 19ª em dezembro de 2005 e 22ª em dezembro de 2004). No primeiro semestre deste ano, a operação brasileira companhia registrou lucro bruto – calculado antes dos impostos e participações – de R$ 21,9 milhões no primeiro semestre de 2009, e líquido de R$ 16,5 milhões.

O resultado do período é conseqüência de um crescimento de 10,5 % nos prêmios retidos, somado a uma forte disciplina de subscrição, à filosofia conservadora de investimentos e a uma forte posição de capital, todas as características que continuam a diferenciar a Chubb no mercado. O índice de sinistralidade de 50,7% se mantém abaixo da média do mercado, que é de aproximadamente 53% no período.

*Com informações da Moody’s Investors Services

Comentários

comentários

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta