Pesquisa revela perfil do usuário de blindagem automotiva em 2009

Pesquisa revela perfil do usuário de blindagem automotiva em 2009

0 284

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) aponta que, no primeiro semestre de 2009, 3.147 veículos foram blindados no país. A estimativa é que a frota nacional de blindados tenha ultrapassado os 86 mil.

 “O motivo não muda. A ignição para a busca da blindagem automotiva é sempre o medo da violência urbana, que hoje atinge as mais diferentes cidades, em todos os cantos do país”, afirma Christian Conde, presidente da Abrablin.

 Para o acumulado do ano, a entidade prevê pequena queda no número de blindagens. “Devemos sofrer uma leve retração na produção, isso por conta do efeito da crise financeira mundial do início do ano. O setor está se recompondo, mas talvez sem tempo hábil para bater o recorde de blindagens, obtido no ano passado”, diz o presidente da Abrablin. Em 2008, 6.982 veículos receberam a proteção de empresas associadas, enquanto a previsão para 2009 é de cerca de 6.700 blindagens.

 A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem no período. Grande parte (75%) é formada pelo sexo masculino. Desses, a maioria (33%) está na faixa etária que vai de 40 a 49 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística, a maior parcela (32%) tem entre 30 e 39 anos.

 Do universo total dos usuários de blindagem no primeiro semestre de 2009, 80% são formados por executivos/empresários. Artistas/cantores (6%), políticos (5%), juízes (3%) e outras ocupações (6%) completam o perfil.

 No ranking regional, houve uma pequena alteração com relação aos dados levantados pela entidade em 2008. Passados os seis primeiros meses do ano, São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os estados com maior incidência de blindagem, com 67% e 21%, respectivamente. Na terceira colocação aparece Pernambuco, com 6%, e Minas Gerais, com 2%. Em 2008, essas posições eram invertidas, tendo Minas com 4% e o estado pernambucano com 3%.

 Entre os carros mais blindados, de acordo com a Abrablin, também houve alteração. O Corolla, da Toyota, continua sendo o campeão. Desde 2004 é o modelo mais blindado no país. A mudança acontece na segunda colocação. O Freelander, modelo da Landrover, que ocupava a segunda posição ao final de 2008, perdeu posição para a Captiva, modelo da GM recém-chegado ao Brasil. Os veículos Hillux e Azera, da Toyota e Hyundai, respectivamente, completam o ranking dos cinco mais blindados no primeiro semestre de 2009.

 Participaram da pesquisa 28 blindadoras filiadas à entidade, que representam 75% da produção total de veículos blindados no Brasil.

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta