Rastreador combate uso de bebida alcoólica nas rodovias

Rastreador combate uso de bebida alcoólica nas rodovias

0 285

Evitar que os motoristas profissionais viajem alcoolizados é o principal objetivo da tecnologia que a OnixSat Rastreamento de Veículos acaba de lançar na Fenatran em parceria com a Alcoodrive Alcoolímetros. Rastreadores da linha OnixSmart agora poderão ser comercializados integrados ao sistema de controle de teor alcoólico.

Com o casamento das duas tecnologias, será possível saber, a distância e em tempo real, se o motorista está sóbrio ou não. Antes da viagem e toda vez que for determinado no sistema de parametrização do rastreador OnixSat, ele terá de fazer um teste no bafômetro embarcado no veículo. O sistema envia os dados automaticamente à central de monitoramento via GPRS ou por satélite.

Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e divulgada na terça-feira (27) no Jornal da Globo mostra que 44% dos motoristas de caminhão consomem bebida alcoólica nas estradas. “Nós estamos pensando essencialmente em segurança no trânsito, que é um dos grandes problemas do Brasil”, justifica o diretor de Marketing e Vendas da OnixSat, Wagner Eloy. “O equipamento também é uma importante ferramenta para reduzir prejuízos a transportadores e embarcadores”, complementa.

Segundo o diretor, os acidentes de trânsito representam 80% desses prejuízos, enquanto os roubos de carga respondem pela parcela menor. “Estamos conversando com vários transportadores e a receptividade da nova tecnologia tem sido muito boa”, garante. De acordo com Eloy, o sistema é único no mundo e terá papel educativo. “Além de representar maior segurança para o patrimônio, vai ajudar a criar uma consciência da necessidade de evitar o uso de álcool nas estradas e preservar vidas”, afirma.

Dario Gentilo, sócio-gerente da Alcoodrive, conta que a ideia de desenvolver o alcoolímetro surgiu após um grave acidente de trânsito ocorrido na cidade de Rosário, na Argentina. Na ocasião, morreram quatro pessoas e outra ficou paraplégica. “O motorista estava alcoolizado e o caso chocou a cidade que acabou se tornando referência no combate ao uso de álcool ao volante”, explicou.

..

Receptividade

 

Emílio Dalçoquio, diretor da Transportes Dalçóquio, aprovou a iniciativa. “Estamos vendo nesse sistema uma alternativa interessante para reduzir o número de acidentes nas estradas, garantindo que o álcool fique somente no tanque e não na boleia”, disse ele, que transporta produtos perigosos.

Paulo Eduardo Noboa, da Sul América Seguros, também gostou da novidade. De acordo com ele, junto com a telemetria – que permite o controle da velocidade desenvolvida pelos motoristas -, a nova tecnologia vai representar mais segurança no trânsito. “Vamos conseguir prevenir as ocorrências na estrada”, acredita.

Comentários

comentários

Fonte: OnixSat Rastreamento de Veículos

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta