Rio de Janeiro abrigará o 1º Seminário de Capitalização

Rio de Janeiro abrigará o 1º Seminário de Capitalização

0 768

Apesar da crise econômica o faturamento das empresas brasileiras de capitalização apresentou um crescimento médio nominal de 10,86%. A demanda por títulos de capitalização deve aumentar por conta da queda da taxa básica de juros, que, reduzindo a rentabilidade dos fundos de investimentos, torna mais atraente algumas modalidades de títulos de capitalização.

..
Durante o período de vigência do título, seu titular tem o direito de concorrer a sorteios, participando de um fundo comum formado pela quota de sorteio da série. Assim, o valor do título é decomposto em três parcelas: a quota de carregamento, que custeia as despesas do emitente, uma sociedade de capitalização; a quota de capitalização, que garante a devolução integral ou parcial do capital inicial; a quota de sorteio, que garante a realização dos sucessivos sorteios no período de vigência. Tanto a quota de capitalização, quanto a quota de sorteio são aplicadas em ativos financeiros e os direitos inerentes ao título são inteiramente cobertos por ativos garantidores. É por isso que o conjunto dos títulos de capitalização constitui um importante aporte à formação de poupan&cc edil;a financeira nacional.

..
De acordo com a Circular Susep 365 de 27 de maio de 2008, foram estabelecidas quatro modalidades de títulos de capitalização: tradicional, compra programada, popular e de incentivo. Todas derivam da modalidade tradicional e se caracterizam por formas de utilização específica do título.

..
Apesar da aquisição de títulos de capitalização não ter como principal objetivo uma aplicação financeira, o “produto de capitalização” permite o acesso a participantes de diferentes níveis de renda a uma operação financeira com componente de sorteio, além de garantir a devolução integral ou parcial do capital inicial.

..
Nesse contexto, a Revista Conjuntura Econômica, através do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, realiza no dia 22 de outubro de 2009, no Rio de Janeiro, o I Seminário de Capitalização.

O Seminário se dividirá em módulos compostos por duas apresentações, seguidas de debates. Tópicos a serem enfocados:

  • Contribuição dos títulos de capitalização para a formação de poupança financeira interna: aspectos macroeconômicos.
  • Motivação na demanda por títulos de capitalização: características comportamentais, atendimento a necessidades do consumidor, como utilizar títulos de capitalização para atendê-las, inclusão social, facilidade de acesso.

    Serviço

     

     

..

    Data: 22 de Outubro de 2009 | das 09h às 13h30 | Local: Centro de Convenções Bolsa do Rio - Praça XV de Novembro, 20 - Centro - Rio de Janeiro | Informações e Inscrições: (21) 3799-6849 / 6850 ou seminarios_ibre@fgv.br - INSCRIÇÕES GRATUITAS | Realização: FGV IBRE e Revista Conjuntura Econômica

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta