SIM Rastreamento é recertificada pelo CESVI Brasil

SIM Rastreamento é recertificada pelo CESVI Brasil

0 696

O rastreador SIM para carros foi autenticado pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) pelo quinto ano consecutivo. A certificação a partir deste ano também se estende para as categorias de motos e caminhões.  O CESVI é o único centro de pesquisa do País dedicado ao estudo da reparação automotiva e foi o primeiro da América Latina. Sua função é prover soluções para a qualificação do setor automotivo, por meio de pesquisas, treinamentos e publicações, contribuindo decisivamente para a redução da sinistralidade e a evolução dos trabalhos de reparabilidade automotiva e segurança viária.

“A instituição testa de forma bastante criteriosa todas as funcionalidades: verifica a qualidade dos serviços de localização e recuperação do veículo; equipamentos utilizados, se são fabricados pelas próprias empresas; metodologia de fabricação, instalação e funcionamento”, conta Cristian Welsh Miguens, diretor da área de Projetos Especiais da SIM Rastreamento.

Atualmente dois selos de qualidade são essenciais para a comercialização de rastreadores no Brasil: o do CESVI e o da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), que é obrigatório. Quando a empresa é aprovada pela ANATEL e pela auditoria contratada, o Centro de Experimentação e Segurança Viária se encarrega de fazer as verificações referentes ao processo de fabricação, instalação e serviço.

O selo do CESVI tem muita importância e influência nos mercados de rastreadores e de seguros. Para que o equipamento seja considerado como item de segurança e as companhias concedam descontos nas apólices é necessário que o rastreador seja avaliado pela entidade, já que é tida como fonte de informação de confiança para as operadoras de seguros.

A SIM Rastreamento está em processo de homologação e certificação pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) para operar como prestadora de serviços a partir do mês de julho de 2010, quando irá vigorar a Resolução 245/2007 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e a Portaria 253/2009 do DENATRAN, que determinam que os veículos zero quilômetro deverão sair com rastreador instalado como item de fábrica.

Para ser autorizada a ativar os equipamentos a SIM será auditada por uma empresa certificadora e homologada pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). “Estamos aptos a ser homologados pelo DENATRAN. Inclusive um dos requisitos é ter iniciado os procedimentos de certificação pela ISO 9000, e já estamos em andamento”, conta o executivo.

A ISO 9000 exige uma série de procedimentos, principalmente no que diz respeito à documentação. Ela afere e certifica o sistema de gestão da qualidade da companhia. A certificação prova que a empresa age da maneira que a norma propõe e está em busca da melhoria continua.

“Muito em breve a SIM estará pronta para atender a demanda que será gerada a partir do momento em que a nova legislação passar a vigorar. Teremos a documentação e o registro de todos os processos e procedimentos de trabalho que já vínhamos adotando. Devemos ser reconhecidos pela ISO 9000 ainda em 2010”, conclui Miguens.

 

 ..

Comentários

comentários

Fonte: Oficina do Texto Assessoria de Comunicação

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta