SulAmérica: combate ao fumo começa a mostrar resultados

SulAmérica: combate ao fumo começa a mostrar resultados

0 364

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, recebe uma atenção especial da SulAmérica Seguros e Previdência. A preocupação com a saúde dos funcionários fez com que, em 2007, a companhia aproveitasse a data para lançar uma campanha anti-tabagista entre seus funcionários. Após dois anos, a seguradora conseguiu fazer com que 83% dos fumantes da empresa que aderiram ao programa de tratamento do tabagismo abandonassem o fumo.

O programa, chamado “Fumo Zero, Saúde Dez”, oferece apoio aos funcionários que lutam contra o cigarro, utilizando palestras de sensibilização, sessões terapêuticas, consultas médicas e compra de medicamentos subsidiados pela companhia. O acompanhamento tem a duração média de dois meses com sessões de terapia em grupo semanais e mais oito meses de monitoramento de prevenção a recaídas. Cerca de 180 funcionários passaram pelo programa, que envolveu investimentos de mais de R$ 150 mil.

A seguradora, uma das líderes em seguro saúde no país, desenvolve programa semelhante para seus clientes corporativos. Um levantamento feito com 16,5 mil segurados que ocupam cargos administrativos nas empresas clientes da seguradora mostra que ações desse gênero têm impactado no percentual de fumantes dentro das instituições. Em 2006, 13% destes funcionários se declararam fumantes. Já em 2008 este índice caiu para 11%, com predominância de pessoas na faixa de 30 a 39 anos, sendo que mais de 20% dos pesquisados declararam que pararam de fumar, seja por iniciativa própria ou por incentivo das corporações.

Para o diretor de Prestadores e Serviços Médicos da SulAmérica, Roberto Galfi, este é um reflexo da preocupação das pessoas e das companhias em relação ao tema. “Existe um grande esforço das empresas em melhorar os hábitos de vida de seus funcionários. Em contrapartida, observa-se um movimento pessoal para abandonar o vício. Nosso papel está em oferecer meios para que isso aconteça”, explica Galfi.

As ações anti-tabagismo estão incluídas no programa de medicina preventiva oferecido pela SulAmérica para as empresas clientes, o Saúde Ativa. Por meio de diversas atividades, o programa mapeia os fatores de risco entre os segurados e realiza atividades para promover a qualidade de vida.

O tabagismo ainda atinge boa parcela da população mundial. Só no Brasil, esse índice é de 16% da população, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde. Considerado a principal causa de morte evitável no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro ainda é uma realidade presente também no ambiente corporativo.

Dia Mundial Sem Tabaco

Criado pelo OMS – Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial Sem Tabaco tem o objetivo de alertar as pessoas dos males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada por mais de 100 países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta