Tudo sobre o XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros (SegFoco 128)

Tudo sobre o XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros (SegFoco 128)

0 742

XVI Congresso - AberturaA bela Florianópolis foi o cenário (e que cenário!) do XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que reuniu quase 2.400 corretores de seguros para debater, analisar e buscar idéias e soluções para o desenvolvimento do mercado de seguros.

Não faltaram opções para os congressistas. Palestras motivacionais, políticas, debates e WorkShops levaram conhecimento e esboçaram as linhas mestras que o mercado deve seguir pelos próximos dois anos, quando acontecerá o próximo congresso nacional, que acontecerá pela primeira vez em um estado da região norte do país, em Belém/PA.

Plenárias cheias, Feira de Seguros movimentada, debates acirrados, conversas e encontros. Se você não teve a oportunidade de ir ao evento, ou perdeu alguma das palestras, vamos tentar fazer um pequeno resumo do que aconteceu no XVI Congresso.

A abertura do evento, que reuniu mais de 2.500 pessoas, entre corretores, seguradores, políticos e autoridades, você confere no site da Revista Seguros em Foco®, na matéria “Casa cheia na abertura do XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros“.

..

2º Dia (10/10)

O consultor Gustavo Cerbasi abriu os trabalhos no segundo dia do Congresso com a palestra “Como equilibrar a sua vida financeira”. Cerbasi acredita que o mercado deve experimentar um forte crescimento nos próximos anos, mas que o corretor deve se preparar para crescer junto. Ele destacou a importância de se investir no próprio negócio. Segundo ele, “o ganho sobre ganho é a lógica para o enriquecimento”. Onde investir? Na equipe, em Marketing e em si próprio. “É fundamental estar sempre atualizado”, afirmou.

A ética no trabalho foi tema da palestra de Eduardo Giannetti, considerado um dos mais importantes palestrantes do país, na atualidade. Com habilidade, Giannetti mostrou como as decisões tomadas por cada um afetam a carreira, lembrando que questões éticas se apresentam a todo o momento.

O destaque do dia foi a instalação da Frente Parlamentar Brasil com Seguro, durante um painel político que reuniu os deputados, José Carlos Stangarlini (PSDB/SP), Edinho Bez (PMDB/SC) e Beto Albuquerque (PSB/RS) – que presidirá a Frente Parlamentar -, além de Robert Bittar, presidente da Fenacor, e do coordenador do Comitê Político da Fenacor, Roberto Silva Barbosa.

O objetivo da Frente Parlamentar Brasil com Seguro é trabalhar para ampliar o acesso da população ao seguro e aprimorar a legislação que regula o setor, além, claro, de defender os corretores de seguros no Congresso Nacional.

..

3º Dia (11/10)

Apesar de ser a primeira palestra do último dia, “Mais tesão e menos tensão”, ministrada pelo publicitário Washington Olivetto certamente foi a palestra mais concorrida do XVI Congresso.

Como o próprio nome da palestra diz, Olivetto destacou a importância de se gostar do que se faz, e criar um ambiente para que todos na empresa sintam o mesmo. “É preciso valorizar alguns conceitos que nem sempre são explorados pelas empresas: o salário emocional e o alto índice de felicidade per capita”. Segundo ele, independente do tamanho da empresa, o profissional precisa ser valorizado e trabalhar com prazer, além de aprender a trabalhar em equipe. “‘É muito melhor fazer parte de uma equipe em um grande trabalho do que levar o mérito sozinho por um trabalho medíocre”.

Para os corretores, Washington Olivetto deu uma dica: “A rotina dos corretores não é fácil, mas ele precisa estar bem para passar isso ao consumidor. A atividade de venda é uma das mais difíceis, sem dúvida. Exatamente por isso ele precisa sempre oferecer algo a mais, nem que seja a sua simpatia”, ressaltando que, além de se manter em constante aprendizado, criatividade é fundamental. “A criatividade é essencial para qualquer segmento”, ensina.

Lars Grael comoveu e inspirou muitos congressistas
Lars Grael comoveu e inspirou muitos congressistas

A segunda palestra do dia ficou a cargo do Superintendente da Susep, Armando Vergílio, que destacou a necessidade e a importância do fortalecimento dos órgãos reguladores e de supervisão. Como exemplo, ele falou sobre as mudanças que vem sendo realizadas na Susep, principalmente estruturais.

Vergílio afirmou que acredita que o mercado de seguros caminha para uma significativa evolução. “O fato do Brasil ter alcançado o grau de investimento, com a abertura do mercado de resseguros é uma prova desse crescimento”.

O Superintendente da Susep afirmou que chegou a hora do corretor se valorizar. “O corretor de seguros terá que descobrir sua força, e a verdadeira força está na união”, frisou.

Muito esperada pelos congressistas, na palestra ”Viver é superar os desafios”, Lars Grael, pentacampeão sul-americano de vela, contou para uma platéia lotada e atenta um pouco da sua história, do drama que passou e como superou os desafios. Segundo ele, força de vontade, dedicação e o apoio que recebeu dos amigos, familiares e, principalmente do irmão, Torben, foram os ingredientes que o fizeram reagir e superar seus próprios limites. Hoje, Lars faz parte da Equipe Permanente de Vela Olímpica, competindo nas classes Star e Oceano.

Último evento antes do encerramento oficial do XVI Congresso Brasileiro dos Corretores, o Talk Show mediado pela jornalista Cristiana Lobo reuniu Armando Vergílio dos Santos, superintendente da Susep, Robert Bittar, presidente da Fenacor, João Elísio Ferraz de Campos, presidente da CNSeg e Odair Roders, presidente do Sincor/SC, que fizeram um balanço sobre o atual momento do mercado de seguros no país, destacando que o momento é de crescimento e expansão, com o mercado se destacando e conseguindo cada vez visibilidade, principalmente por parte do Governo e de outros segmentos da economia.

Todos, porém, foram unânimes ao afirmar que, apesar do cenário propício, o mercado de seguros ainda tem muito trabalho e muitos desafios pela frente. “Isso é só o começo, pois nosso mercado de seguro ainda está em formação, e temos cem milhões de pessoas que ainda não tiveram acesso ao seguro”, resumiu Robert Bittar.

..

XV Exposeg

Não faltou criatividade aos patrocinadores do XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros na hora de criar seus estandes na XV Exposeg. Do maior ao menor, boas idéias e diversas atrações para chamar a atenção dos corretores que participaram do evento.

E os congressistas não economizaram energia para conhecer as novidades que as seguradoras patrocinadoras levaram para o evento.

Mas nem só de palestras, debates e WorkShops vivem os congressistas. No final do dia de trabalhos é preciso relaxar, jantar e, quem sabe, aproveitar uma boa música. Pois tirando o “relaxar”, o XVI Congresso teve tudo isso. Na primeira noite, os congressistas puderam se descontrair durante o jantar ao som do show da fantástica Maria Rita, sob o patrocínio da Bradesco Seguros e Previdência.

Claro que não podia faltar a Mini-OktoberFest (afinal, o congresso foi em Santa Catarina, e em pleno outubro!). Pois na segunda noite os congressistas dançaram e se divertiram como nunca, com várias atrações, como a apresentação de um grupo de dança típica alemã e a Banda Cavalinho. Teve até uma animada disputa de Chopp em Metro. E não faltaram candidatos.

E a Bradesco Seguros e Previdência, que patrocinou também a Mini-OktoberFest, realizou, durante o evento, o sorteio de 02 TV’s de LCD 42″ e um Automóvel Fox (vermelho, claro!) zero Km.

Na última noite, os congressistas que participaram do jantar de encerramento do XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros nem precisaram daquela famosa frase muito usada em shows: “Tira o pé do chão”! Quando os Paralamas do Sucesso entraram no palco, ninguém ficou parado.

A Porto Seguro Seguradora e a Itaú Seguros, que patrocinaram o jantar de encerramento do XVI Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros e o show do Paralamas do Sucesso, promoveram, durante o jantar, o sorteio de vários prêmios.

Show Paralamas do SucessoMaria Rita, Paralamas do Sucesso e Mini-OktoberFest: muitas atrações animaram os participantes do XVI Congresso Brrasileiro dos Corretores de Seguros Show Maria Rita Mini-OktoberFest

Todas as fotos do evento você confere no site da Revista Seguros em Foco®, na seção “Flash do Mercado“.

Comentários

comentários

Fonte: Revista Seguros em Foco®

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta