União de BB e Mapfre em seguros sai em 60 dias

União de BB e Mapfre em seguros sai em 60 dias

0 355

A parceira do Banco do Brasil com a seguradora espanho la Mapfre na área de seguros deve ser concretizada em 60 dias. Foi o que afirmou hoje o presidente do estatal, Aldemir Bendine, em São Paulo, em evento de divulgação da operação.
“Em 60 dias tudo estará concretizado, depois de desenrolado o processo de organização societária”, disse Bendine . O foco do acordo, que é mais um passo da instituição na direção da restruturação da área de seguridade, é o segmento de seguro de riscos, no qual se incluem os seguros de vida, prestamista (seguro de crédito por desemprego), automóveis e ramos elementares (como o residencial).
“Estamos há um ano discutindo qual seria a melhor parceria. Falamos com seis empresas e decidimos pela Mapfre, com a qual conseguiremos mais sinergias”, afirmou o vice-presidente de Novos Negócios do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli.
O Banco do Brasil terá uma participação minoritária na unidade fruto da união entre as empresas. A fatia adquirida por cada companhia, bem como o nome da nova mar ca, ainda não foram determinados.
Para o Banco do Brasil, os ganhos com a operação virão da presença que a Mapfre tem no mercado de seguros e das complementaridades dos canais de venda. A espanhola é líder em sua terra natal e, em termos de seguro de vida, também é lider no segmento da América Latina.
A ampliação da atuação no mercado externo é outro foco do banco. “A união é mais um passo na estratégia do BB de se tornar um banco global”, afirmou Bendine, enfatizando as pretensões do banco em aumentar a participação do mercado de seguros nos lucros da estatal, dos 15% registrados em 2008, para 25% em cinco anos.
A Mapfre, por sua vez, quer atuar mais intensamente na América Latina, onde tem 2 mil das 10,5 mil sucursais espalhadas por 45 países. “No Brasil, queremos sair dos 11 mil corretores que temos atualmente, para duplicar isso depois da operação”, afirmou o presidente mundial da Mapfre, José Manuel Martínez. No país, a espanhola tem 122 sucursais, que acumu laram R$ 166,5 milhões em lucro antes de impostos no primeiro semestre do ano.
Segundo dados divulgados hoje pelo Banco do Brasil, a aliança criará uma seguradora líder no ramo de seguro de pessoas e a segunda maior em ramos elementares e veículos. Antes da iniciativa, o banco liderava apenas o segmento de capitalização (com a BrasilCap), enquanto ocupava o 7º lugar no mercado de veículos.
A operação ainda deve ser aprovada pelos órgãos reguladores. Os executivos das empresas evitaram comentar o contrato de exclusividade da adquirida Nossa Caixa com a Mapfre na área de vida e previdência.

Comentários

comentários

Fonte: Vanessa Dezem | Valor Online

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta