Única Seguros propõe soluções para reduzir despesas com acidentes do trabalho e...

Única Seguros propõe soluções para reduzir despesas com acidentes do trabalho e saúde do trabalhador

0 185

A Única Seguros promove nesta quinta, dia 03, o evento “Gestão integrada da saúde dos trabalhadores”, em São Paulo. Entre importantes nomes de grandes companhias, estará presente o ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianoto, um dos maiores e o mais embasado crítico da atual legislação trabalhista brasileira. “A legislação trabalhista brasileira precisa ser adaptada com urgência à modernidade dos nossos tempos. Fatores como a hierarquização das exigências legais, a revisão da hiposuficiencia e do ônus da prova são comprovações de que está emperrada a evolução das relações trabalhistas e tudo isso acaba prejudicando as organizações”, fala Jorge Eduardo de Souza, diretor-presidente da Única Seguros.

O evento conta com painéis técnicos que trazem soluções no que diz respeito às relações trabalhistas e a melhoria da saúde do trabalhador. “A gestão integrada da saúde qualifica o processo, elimina risco e reduz custo. O que as empresas precisam fazer é entender toda a amplitude do sistema”, explica o executivo em referência aos painéis que serão apresentados. A Corretora abordará temas como: 1) Nutrição – Como evitar doenças através de uma alimentação adequada e monitorada; 2) Seguros de Saúde – Os caminhos para manter a satisfação dos usuários e os preços sobre controle; 3) Saúde Ocupacional – Os riscos e as oportunidades contidas nessa obrigação; 4) Planos Odontológicos – A saúde bucal protegendo a sinistralidade e o absenteísmo; 5) Seguro de Vida – Uma ferramenta eficaz na preservação da dignidade; 6) Gestão Integrada – A saída para a otimização da eficácia.

E o problema é bem maior do que muitos imaginam. Todo empresário possui um sócio governamental, que não comparece um dia sequer para trabalhar, mas, rigorosamente a cada mês, faz sua retirada com base no faturamento e folha de pagamento. Possivelmente, ninguém reclamaria da carga tributária, se o poder público administrasse esse patrimônio de forma justa e honesta, revertendo benefícios para a comunidade. E o pior de tudo, é que as empresas não podem se livrar deste indesejável sócio.

Esse sócio se chama passivo em segurança e saúde do trabalhador. Medidas precisam ser tomadas antes que esta “persona non grata” bata à porta da empresa. Para isso, as companhias precisam implementar uma política de prevenção, que não resolve os problemas do passado, mas trará a certeza de futuro tranqüilo.

Atualmente, um grande fantasma que torna as empresas vulneráveis é a falta de documentação legal que comprove a condição física em que o empregado foi admitido na empresa, quais as condições de trabalho proporcionadas ao funcionário e em que estado de saúde o trabalhador foi demitido. Garantir a segurança e a saúde do funcionário, dentro do ambiente de trabalho, é uma exigência estabelecida pela Legislação Brasileira. O Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência acaba de anunciar que, em outubro, os empresários terão acesso ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP) que traz novas metodologias e vai premiar as empresas que tiverem menor ocorrência de acidentes e doenças profissionais.

Contudo, esse cenário já vem mudando para algumas empresas. Para a Única Seguros, ter uma gestão integrada significa trabalhar na redução do custo e com isso na melhoria da saúde do trabalhador, o que já vem ocorrendo com boa parte dos clientes da corretora. “A gestão integrada dos benefícios da saúde trouxe para alguns de nossos clientes ganhos próximos em 40% do orçamento empresarial desta área”, conta Souza.

O que também têm trazido preocupação às empresas são as ações por danos materiais e morais pelo acidente do trabalho doença (que está legalmente equiparada ao acidente). Estas vultosas ações certamente podem inviabilizar a continuidade de uma pequena ou média empresa, que por sua própria opção, tornaram-se muito vulneráveis, transformando-se empresa fácil de um trabalhador oportunista assessorado por um bom advogado. “Não adianta simplesmente terceirizar a área. O que é preciso é investir em todo o processo”, finaliza o executivo.

Serviço:

Gestão integrada da saúde dos trabalhadores

Organização: Única Corretora de Seguros

Data: 03/09/09 – quinta-feira

Horário: das 08h30 às 12 horas

Local: Hotel Maksoud Plaza

Endereço: Alameda Campinas, 150 – São Paulo – SP

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta