Os 10 mandamentos de um líder – Thiago Peichó

0
12106

por Thiago Peichó*


Toda empresa possui líderes. Uns porque foram eleitos pela equipe e outros porque obtiveram os cargos. Os líderes que obtiveram o cargo são chamados de chefes, mas eles têm uma grande diferença:

..

  • Líder: Desperta a vontade da sua equipe em fazer a tarefa, tem a aceitação e admiração de seus colaboradores.
  • Chefe: Ele œestá líder, mas não œé líder , não tem a aceitação da equipe, e seus colaboradores fazem as tarefas por medo e não por respeito.

..

Veja os 10 mandamentos que um líder deve seguir:

..

1. Respeito e confiança: um bom líder sempre mantêm o respeito, a ética e o reconhecimento com a sua equipe; ela sempre será o espelho do seu líder.

..

2. Ouvir e orientar: saber ouvir é uma arte! Você deve fazer isso atentamente, receber as argumentações de seus colaboradores, avaliar as informações e transmitir de forma mais transparente possível, para não deixar a equipe com dúvidas sobre os objetivos a serem alcançados.

..

3. Empatia: você deve compreender os anseios, objeções e trunfos de sua equipe, e cooperar para a evolução de toda sua equipe.

.. 

4. Motivação: não pode deixar se levar pelas pequenas frustrações do dia a dia. É preciso saber perseverar e persistir em seus projetos.

..

5. Feed Back: um bom líder precisa ter discernimento ao dar feedback de forma que possa auxiliar a evolução de seu liderado. Mais importante que isso: ele deve ser humilde para ouvir feedbacks, os quais nem sempre serão agradáveis, pois somos seres humanos e erramos, mas ele deve ser encarado de forma positiva para o próprio crescimento profissional.

..

6. Motivação nos resultados: um líder sempre esta ciente de suas metas, mesmo que elas sejam um tanto quanto ousadas. Desta forma, cabe a ele manter a motivação de seus colaboradores, para o atingimento das metas estabelecidas.

..

7. Inovação: se reinventar é um dos segredo do sucesso de muitos líderes. Buscar formas de aprimorar o processo faz o trabalho mais atrativo e satisfatório para a equipe.

..

8. Flexibilidade: saber a hora de soltar ou puxar a œcorda é fundamental. Um líder deve ter o respeito de sua equipe e nunca ser temido, como citei acima na definição entre œlíder e chefe . O líder deve saber lidar com a autoridade que tem, sempre com muito respeito. Deve persistir em suas opiniões, mas ceder quando obtiver contribuições positivas de seus colaboradores.

..

9. Planejamento e estratégia: deve fazer o planejamento de suas tarefas, seja por um plano de ação mais elaborado, ou por um relatório diário de tarefas. Identificar dificuldades encontradas por sua equipe, ações realizadas e alternativas para obter maior resultado em menor espaço de tempo com maior qualidade.

..

10. Saber delegar: um bom líder precisa distribuir as tarefas de forma igualitária, consistente e segura. Deve confiar naqueles que assumiram as responsabilidades as quais ele delegou.

..

Os líderes devem possuir características próprias, que contribuem para o atingimento dos resultados e desenvolvimento profissional da equipe que lidera.


* Thiago Peichó é Diretor Executivo do VipClub  Assistance

Comments

comments