Parceria promove cultura, lazer e inserção sociocultural para todas as idades na Pinacoteca de São Paulo

0
103

A partir do patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE, o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo vem impactando diversos visitantes. A parceria com o museu acontece desde 2010 e, no projeto, são atendidas crianças e adolescentes das redes pública e privada de ensino que passam a ter contato com o ambiente cultural de forma mais produtiva.

Pessoas com Necessidades Especiais (PCDs), como deficiências intelectuais, físicas ou transtornos mentais, também contam com um programa educativo. Por meio de diversas ações multissensoriais específicas, o programa insere estes participantes no universo cultural. Já para grupos que estão em situação de vulnerabilidade social, ou são moradores de rua ao redor do museu, foi desenvolvido um programa de inclusão sociocultural na Pinacoteca, por meio do acesso qualificado aos bens culturais com oficinas de gravura, criação de texto, visitas guiadas, entre outros.

Aos visitantes da terceira idade foi criado o Meu Museu. Nele, pessoas acima de 60 anos podem participar de visitas guiadas especiais, cursos de formação profissional voltados aos que ainda trabalham, além da promoção de atividades de criação. Os familiares também tem sua programação especial. O Pinafamília foi criado com o objetivo de estimular a visita aos espaços culturais, desenvolver a aprendizagem sobre o tema entre os parentes com atividades lúdicas e participativas.

“O trabalho realizado pela Pinacoteca ressalta a importância da arte e a transformação que o impacto sociocultural pode causar. Nós, do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE, estamos sempre buscando incentivar projetos como este, pois entendemos o poder transformador que a arte e o conhecimento podem exercer”, afirma Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade do GRUPO.

“A parceria com empresas como o Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE são fundamentais para a Pinacoteca de São Paulo realizar sua missão de promover a educação para a inclusão social para e pela Arte”, Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca.

Comentários