Relatório analisa o fenômeno crescente das páginas de cotação on-line

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Páginas de cotação on-line, que reúnem e comparam preços de várias seguradoras ao mesmo tempo, já fazem parte do mercado de seguros de 90% dos países da América Latina (18/20).

Este foi um dos resultados do relatório “A crescente importância dos agregadores* no setor de seguros“, apresentado pela Celent (www.celent.com), empresa de pesquisa e assessoria que oferece suporte a instituições financeiras para a formulação de estratégias de negócios e tecnologia. O relatório  fornece uma análise sobre este assunto na América Latina, a sua importância, história, disponibilidade, amplitude da oferta, processos e linhas de negócios.

A distribuição no mercado de seguros se tornou mais sofisticada com o passar dos anos. Além  dos players tradicionais, há um grande número de canais não tradicionais. A Internet permitiu novos players, estimulou novos modelos de negócios e se tornou um importante canal de distribuição.

Há alguns anos, as páginas de cotação on-line (agregadores) apareceram em cena.  Alguns, como novos players dos países, principalmente oferecendo produtos de seguros de viagem (69% dos agregadores) e seguros de carro (52% dos agregadores).

A Celent vê os agregadores como um fenômeno interessante, que pode mudar o modelo de negócio nos casos onde é percebido um valor baixo, embora competindo com outros canais, como bancos e varejistas com capacidades on-line semelhantes.

Os Agregadores ou Comparadores são uma forma emergente de concorrência com os produtores, varejistas e bancos, apesar de que alguns deles possam estabelecer um site de agregadores ou comparadores como parte da sua estratégia digital.  Eles ficam bem porque nasceram digitais, mas são simplesmente um site de comparação, portanto não representam um papel de confiança.

Celent - Agregadores

“A presença de agregadores exige que as seguradoras repensem muitos aspectos de sua estratégia”, diz Luis Chipana, Analista da Divisão de Seguro da Celent e co-autor do relatório. “As companhias de seguros precisam considerar como este canal se adéqua ao seu posicionamento estratégico e a sua proposta de valor.”

Já Juan Mazzini, Analista Divisão Sênior de Seguros da Celent e co-autor do relatório, acredita que a chegada de agregadores traz transparência ao mercado e dá aos clientes uma maneira simples de comprar. “Outros canais e até mesmo as seguradoras que estão em contato direto com o cliente, precisam descobrir onde e como agregar valor, caso contrário eles vão perder contra o baixo custo, simplicidade e transparência dos pontos de venta dos agregadores .

 

(*) Agregadores ou Comparadores são páginas da web nas quais, uma vez introduzidos os dados de cotação, pedem o preço a todas as seguradoras on-line, com base nesses dados e no risco. A partir disso,  é gerada uma tabela com  diferentes ofertas das seguradoras, ordenadas por  preços e/ou outros fatores diferentes.

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