Seguros em Foco – Preservando a memória do mercado de seguros

Seguros em Foco – Preservando a memória do mercado de seguros

Capa da Edição nº 111
Capa da Edição nº 111. A matéria sobre as mudanças no seguro de vida teve grande repercussão no mercado

Nas páginas da Seguros em Foco® é possível acompanhar e relembrar a história do mercado de seguros paranaense desde 1990, sua evolução, seu crescimento, a luta pelo seu espaço e reconhecimento como setor importantíssimo para o desenvolvimento da economia nacional. Todas essas lutas, algumas vitoriosas e outras nem tanto, estão registradas na Seguros em Foco®.

Como também estão registradas as histórias de grandes personalidades do nosso mercado, mulheres e homens apaixonados pela instituição do seguro, que com dedicação e garra lutaram e lutam pelo desenvolvimento do setor. Alguns já se foram, mas muitos continuam na dedicação diária em prol de um mercado de seguros cada vez mais forte econômica e politicamente.

É nesse ponto que a Seguros em Foco® se destaca. Apesar das dificuldades, toda essa rica história do nosso mercado está definitivamente registrada. Antes de novembro de 1990, onde está registrada a história do mercado de seguros do Paraná? Apenas na memória daqueles que dela fizeram parte. Em um exercício de suposição, se não existisse a Seguros em Foco®, toda a história do mercado de seguros do Paraná desde 1990 teria se perdido, ficando apenas na memória dos profissionais do mercado.

Mas, apenas a memória é um registro confiável? Você saberia dizer, por exemplo, desde quando o mercado discute o fim do monopólio do IRB? Em que ano acontecia o primeiro exame para habilitação de corretores, promovido pela Funenseg? Quando foi criada a Câmara Setorial de Seguros de Curitiba? Em que mês e ano acontecia a reunião do Mercoseguros em Curitiba?

A grande mídia (ou a mídia em geral), não dá a devida importância ao mercado de seguros. Na maioria das vezes que fala do mercado, o faz sem conhecimento de como ele funciona. Esse é outro ponto no qual a Seguros em Foco® se sobressai, pois realmente entende do que fala. Além do que, nenhum outro veículo de comunicação fez mais pelo mercado de seguros do Paraná do que a Seguros em Foco®.

A importância da Seguros em Foco® vai muito além de divulgar determinado evento ou anunciar o lançamento de determinado produto, pois o evento de hoje é a história de amanhã. Com a Seguros em Foco® dá para acompanhar a carreira de profissionais e de empresas do mercado, sua evolução, por onde passou, o que fez. Relendo a Seguros em Foco®, dá para entender como o mercado de seguros conseguiu aumentar sua participação para cerca de 3,3% do PIB, e onde começou a mudança de comportamento que permitiu essa evolução.

“Mais do que registrar a história, a Seguros em Foco® preservou a memória do mercado de seguros do Paraná. E isso é o que nos deixa ainda mais orgulhosos”, diz Júlio Cezar Pereira Filho, editor da Revista Seguros em Foco®.