Um pouco da nossa história

Um pouco da nossa história

Desde 1990 a Revista Seguros em Foco® vem registrando e preservando a memória do mercado de seguros paranaense.

São vários anos de muitas histórias (contadas e ainda para contar…).

Capa da Edição nº 01
Capa da Edição nº 01, lançada em novembro de 1990

..

O ano era 1990.

O Plano Collor I havia confiscado o dinheiro das contas correntes e das cadernetas de poupança, gerando revoltas e incertezas na população, e a inflação chegava a 2.940% ao ano. O Código de Defesa do Consumidor chegava prometendo revolucionar a relação fornecedor/consumidor.

O mercado de seguros brasileiro representava aproximadamente 1% do PIB nacional. Carlos Plínio de Castro Casado assumia a superintendência da Susep, e a Fenaseg preparava a realização do I SIAS, no Rio de Janeiro.

No Paraná, o universo de corretores de seguros chegava a 1.200 em todo o Estado, e o então Sindicor/PR comemorava o sucesso da realização do VI Congresso Nacional de Corretores de Seguros em Foz do Iguaçu, em outubro de 1989, e a aquisição de sua primeira sede, na Rua Manoel Pedro, em Curitiba. Para o final de 1990, o Sindicor/PR organizava a realização do II ECOS – Encontro de Corretores de Seguros do Paraná.

Foi nesse cenário que nasceu a Seguros em Foco®.

A primeira edição circulou no início do mês de novembro de 1990, trazendo como chamada principal de capa a realização do II ECOS do Paraná.

A Seguros em Foco era bem diferente do que é hoje. A começar pelo formato, tipo jornal tablóide, impresso em rotativa e em preto e branco, tiragem de 2.000 exemplares e com circulação estadual. Até o nome era diferente: Jornal Seguro em Foco (no singular).

Apesar de todas as dificuldades, o mais importante era que o mercado de seguros do Paraná ganhava, ali, um instrumento de divulgação e de registro de sua história.

Quatro anos depois, mais precisamente em julho de 1994, após sua participação no I Brasesul, realizado em Gramado/RS, onde foi muito bem aceito pelos corretores gaúchos, o então Jornal Seguros em Foco (já no plural) amplia sua circulação de estadual para regional, passando a atingir os três estados do sul do país.

Capa da Edição nº 66
Capa da Edição nº 62, primeira no formato Revista

Sempre visando melhorar sua qualidade, a Seguros em Foco passou por um período de reformulação gráfica e, após um breve período em novo formato, oficializou, em 1998, a partir da edição nº 62, sua versão em formato Revista.

Presente a quase todos os principais eventos do setor, nestes 19 anos a Seguros em Foco® fez a cobertura de doze congressos nacionais, participou de encontros estaduais, simpósios, fóruns, workshop’s e congressos internacionais, com destaque para os CONEC’s, o I SIAS (1990), a III Reunião Mundial dos Produtores de Seguros (1991), o II e III ECOS do Paraná, o I, II e III Brasesul e o IV Mercoseguros, além de muitas matérias referentes a acontecimentos de grande importância para o mercado, como a posse de João Elísio Ferraz de Campos como presidente da Fenaseg (1992), a posse de João Gilberto Possiede no Sindiseg/PR (1993), a primeira reunião-almoço do Sindiseg/PR e do CVG/PR, as comemorações dos 50 anos da Fenaseg, para citarmos apenas algumas das mais de 3.000 matérias distribuídas nestas 128 edições, além da comentadíssima Grandes Personalidades do Mercado de Seguros, editada em julho de 2004, tendo João Gilberto Possiede, presidente do Sindseg-PR/MS, como primeira personalidade homenageada, a publicação do Guia Sul do Mercado de Seguros, editado em maio de 1998, e do mais recente sucesso da Editora em Foco, o Guia Paraná do Mercado de Seguros, publicado no final de 2007.

Capa da Edição nº 126
Capa da Edição nº 126, com a nova programação visual

A RevistaSeguros em Foco® publicou as íntegras do Plano Collor II, do Código de Defesa do Consumidor, do Anteprojeto do Artigo 192 da Constituição, do Texto Consolidado da nova Lei do Seguro Saúde, além de ter sido o único veículo dirigido à área de seguros a publicar, na íntegra, a primeira edição do Plano Setorial da Indústria do Seguro, elaborado pela Fenaseg, em 1994.

Entre as edições mais comentadas, incluem-se a edição n° 97, onde publicamos os principais artigos do novo Código Civil (agora já não tão novo), comentado por Luiz Carlos Checozzi, assessor jurídico do Sindseg-PR/MS, a edição comemorativa nº 100, que contou a história do mercado de seguros do Paraná, e a edição nº 103, na qual a Revista Seguros em Foco® foi a primeira publicação dirigida ao mercado de seguros do país a levantar o assunto do Projeto do Código de Seguro, assunto até então ignorado pela esmagadora maioria dos corretores de seguros do país.

Duas outras edições também merecem destaque. Na edição nº 111, de Março/Abril de 2006, a matéria de Capa “Seguro de Vida – o “mico nas mãos do Mercado“, que tratava das resoluções 107/04 e 117/04 do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e das circulares 302/05 e 317/06 da Susep (Superintendência de Seguros Privados), foi altamente elogiada e comentada, assim como outra matéria de capa de 2006, a da edição nº 113, “Simples, Não?” (Agosto/Setembro de 2006), tendo sido a única publicação do país a alertar que a inserção dos Corretores de Seguros no SuperSimples, então aprovada pelo Congresso Nacional, ainda dependia de sanção presidencial, e que era cedo para comemorar. E, infelizmente, a Revista Seguros em Foco® estava certa.

Nosso compromisso é continuar sempre evoluindo, oferecendo informação com qualidade aos profissionais do mercado de seguros. Por isso, em 2009, lançamos o site da Revista Seguros em Foco®, com informações e atualizações diárias, que vem dobrando o numero de acessos a cada mês. A revista impressa foi totalmente reformulada, do projeto gráfico ao editorial. Para marcar a mudança, até a logomarca da revista mudou, tornando-se mais moderna e retratando o objetivo desta nova fase: aumentar ainda mais o foco no mercado de seguros.

Em 2013, conforme programado, foi lançado o Prêmio Seguros em Foco® do Mercado de Seguros, que imediatamente passou a ser conhecido pelo nome da Estatueta: HERMES.

A votação mobilizou todo o mercado.

Logo no primeiro evento, que aconteceu no Espaço Torres, em Curitiba/PR, a premiação contou com a presença de 418 profissionais do mercado de seguros de todo o Paraná.

Uma nova diagramação da revista foi lançada em 2014, na edição nº 149, e o site da Seguros em Foco® foi refeito, tornando-se, agora, um Portal, reunindo um site para cada produto da Família Seguros em Foco®.

E teremos novos projetos sendo realizados em seguida, como a SegFocoTV, e o lançamento das versões Catarinense e Mineira da Revista.  Também estão adiantadas as tratativas para a realização de seminários e um ciclo de debates sobre o Mercao de Seguros do Paraná.

Outro importante projeto é o “Mercado de Seguros do Paraná em Foco”, que pretende fazer uma “radiografia” da situação do Mercado de Seguros do Paraná.

A Revista Seguros em Foco® é isso: informação com qualidade e responsabilidade, colaborando para a evolução e crescimento tanto do mercado de seguros quanto dos profissionais que o fazem.

..