Inovação – Cloud Computing e SaaS

Inovação – Cloud Computing e SaaS

A Web está mudando o mundo! E uma nova WEB está surgindo de forma silenciosa e transformará ainda mais as relações comerciais, profissionais e pessoais de todo o globo.

Possivelmente você já deve ter ouvido falar sobre alguns destes termos:

Cloud Computing e SaaS.

São tecnologias e soluções que estão surgindo e que terão forte impacto no futuro.

Como sempre, é uma sopa de letrinhas que passam despercebidas pela maioria de nós e não nos damos conta do que realmente trazem em sua essência e a ação transformadora que possuem. O mesmo ocorre com as redes sociais, Orkut, Facebook, Flickr, Twitter, etc., mas este já é outro assunto.

Estamos caminhando a passos largos para a computação em nuvem, ou “cloud computing”. Como uma simples definição podemos dizer que é uma nova forma de computação onde processamento, armazenamento e softwares estão em algum lugar da rede e são acessadas via internet. Alguma empresa assume a responsabilidade de tudo isto e entrega certas funções de TI para o cliente sem ele saber como funciona e onde está. Simplesmente o cliente usa. Assim como utilizamos a energia, não sabemos de onde vem e nem o processo percorrido para chegar até nós, simplesmente utilizamos.

Muitos ainda olham com certa desconfiança para esta nova forma de encarar a TI em uma nova dimensão.

Relaciono esta mudança como a ocorrida no passado, quando as pessoas deixavam de guardar o dinheiro nos colchões e colocavam no banco, confiavam o seu dinheiro a um estranho, a um terceiro, ou seja,  ao banco.

Com a Cloud Computing estamos entrando mais ou menos na mesma situação. Vamos confiar o nosso bem mais precioso (a informação), a nossa estrutura de TI, a um estranho? A um terceiro? E as informações? Onde estarão armazenadas? O que farão com elas? Qual a segurança que terei? Qual a disponibilidade que teria das minhas informações? E as perguntas não param por ai.

Certamente estas questões o tempo se encarregará de responder e se tornarão coisas do passado. As tecnologias e as estruturas aplicadas por empresas como Microsoft, Google, dentre outras, visando nos proporcionar este serviço estão muito além do que as nossas empresas seriam capazes de construir, a não ser empresas privadas de grande porte que operam mundialmente.

Google, Microsoft, Oracle, dentre outras empresas, que são gigantes mundiais estão investindo maciçamente em gigantescos data centers para suportar esta nova demanda computacional.  Estes grandes data centers não são medidos em metros quadrados, mas sim, em hectares. São construídos com toda a segurança, a prova de falhas e com replicação automática para outras partes do globo que desconhecemos.

Qual seria o custo para construirmos internamente em nossas empresas algo similar? Sem dúvida, torna-se inviável.

Claro que uma tarefa importante ainda está por ser construída para que possamos realmente usufruir destes serviços: é a nossa comunicação que engloba, os equipamentos, satélites, malha de fibra e tudo o que é utilizado para suportar esta nova demanda de tráfego de informação.

Atualmente temos que investir consideravelmente em infra-estrutura, pessoal, licenças de software e outros custos operacionais para manter a nossa TI. Afinal de contas, ela é a base do negócio! No futuro, com a  Cloud Computing,  estaremos contratando os serviços de um Data Center, (Microsoft, Oracle, Google, etc.) e escolhendo somente os recursos que necessitamos, e, claro, pagado por eles, certamente um valor menor e com maior segurança do que se mantivéssemos tudo internamente em nossas empresas.

Com isto poderemos acessar as nossas informações de qualquer ponto do planeta utilizando apenas um simples equipamento que tenha a capacidade de executar um browser (Internet Explorer,  Firefox, Chrome, etc.).

Resumidamente é isto. Portanto, bem vindo a era da  Cloud Computing!

E o nosso sistema gerenciador de seguros? Onde fica? Tenho que comprar licenças? Como faço para utilizá-lo?

Bom, ai entra uma nova forma de comercialização e prestação de serviços, o SaaS (software-as-a-service), Software como serviço,  mas isto é um assunto para o próximo artigo.

* Marcos Roque Villa
Proprietário da Villa Informática TI+ Informática e Connect On

Publicado na edição nº 126 da Revista Seguros em Foco®

Comentários

comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um resposta